Orquestra e musicalidade marcam o encerramento da ‘Férias na Bica’

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/07/2019 às 16:51
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Neste final de semana aconteceu o encerramento do programa “Férias na Bica”, com o tema “Sons da Natureza”, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), no Parque da Biquinha. Ao todo, foram 40 crianças contempladas nesta edição, que contou com muitas atividades educativas e culturais, sempre ligadas à temática ambiental.

Na última sexta-feira (12), os participantes tiveram contato com instrumentos musicais. E puderam participar de uma oficina para confecção de tambores, com latas e bexigas. Eles construíram os instrumentos e aprenderam a utilizá-los. Houve também o resgate de brincadeiras antigas, como a brincadeira “Escravos de Jó”, desenvolvendo habilidades de agilidade e concentração, além do trabalho em equipe.

“A música acalma, alegra, estimula, é aliada em atividades terapêuticas com pessoas de todas as idades. Além de ser um elemento importante na educação como veículo de aprendizagem, sensibilização e conscientização”, comenta a educadora ambiental do parque, Cristiane Crispim, sobre a importância do projeto.

Participaram também de contação de história, “O silencioso Mundo de Flor”, escrito por André Persechini e Cecília Cavalieri França.  Conforme Cristiane Crispim, “a história conta que a vida de Flor é silenciosa, já que se trata de uma criança com deficiência auditiva, até que seu amigo a transporta para o mundo dos instrumentos musicais e, através deles, ela conhece as diferentes sensações desses objetos”.

Já no sábado (13), dia no encerramento do projeto, os pais puderam participar das atividades. Houve apresentação da orquestra dos alunos da UFSCar de Sorocaba que emocionou a todos. E, os participantes do projeto fizeram uma apresentação para os pais de danças relacionadas à cultura indígena. Um lanche coletivo encerrou as atividades.

Vale ressaltar que este neste ano, o Programa de Férias na Bica, teve uma tarefa social, já que os participantes puderam doar agasalhos para a campanha do agasalho do Fundo de Solidariedade Social (FSS).

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº1112, Jardim Emília, atende pelo telefone (15) 3224-1997.