Mais de 40 mil doses foram aplicadas na campanha contra pólio e sarampo

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/08/2018 às 23:20
  • Atualizado 12/09/2022 às 23:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), aplicou 40.380 doses na campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, até às 17h do dia 18 de agosto, foram aplicadas 20.343 (65,79%) doses de pólio e 20.037 (64,80%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A campanha visa imunizar crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Neste último sábado, a SES realizou o segundo dia “D” da campanha e 8.484 doses foram aplicadas, sendo 4.259 de pólio e 4.225 de SCR. De acordo com a SES, a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, orienta que todos os pais que possuem crianças do público-alvo da campanha levem os filhos até a UBS mais próxima para receber a vacina. “Apesar da UBS realizar o serviço de busca ativa de faltosos, destaco a responsabilidade dos pais em manterem a carteira vacinal atualizada das crianças. Nossa gestão é focada na saúde e não na doença, prevenir é sempre o melhor caminho”, ressalta a secretária.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A campanha vai até o dia 31 de agosto e a vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude