Fiscalização orienta lojistas e munícipes para nova realidade de funcionamento de comércio

Fiscalização orienta lojistas e munícipes para nova realidade de funcionamento de comércio Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/06/2020 às 18:41
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

No segundo dia de flexibilização de algumas atividades comerciais, fiscais de Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) estiveram na região central da cidade orientando lojistas e munícipes quanto às medidas para se evitar a transmissão do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que reforçaram sobre o cumprimento do horário de atendimento que é das 9h às 13h, para comércio de ruas e galerias. A ação foi de cunho orientativo e continua pelos próximos dias.

A operação teve por objetivo orientar os comerciantes sobre o horário de funcionamento, sendo que o horário da operação foi até às 13h além das demais orientações preconizadas pelas pelos profissionais da saúde.

Foram orientados quatro estabelecimentos quanto ao distanciamento na fila no exterior da loja; duas lanchonetes foram flagradas descumprindo a determinação de consumo local e orientadas quanto às sanções em caso de reincidência, enquanto outros quatro lojas foram alertadas sobre uso obrigatório de máscaras por funcionários e por clientes.

A fiscalização da Sesu planeja uma forma de atender diferentes pontos do município, de modo a que os lojistas cumpram o que é determinado pelo decreto municipal número 25.768, de 29 de maio de 2020.

Os fiscais explicam que os comércios que possuem o Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de atividades alimentícias, ou  ligadas à comercialização de produtos sanitários, podem funcionar normalmente pela caracterização de serviço essencial. O que permite a abertura desses espaços  em horários estendidos, o que já ocorria antes mesmo da flexibilização iniciada nesta semana.

Segundo o  secretário da Segurança Urbana (Sesu), Marcelo Carriel,  os fiscais continuarão nas ruas para coibir qualquer irregularidade que possa prejudicar a saúde da coletividade.

Os comerciantes que não atenderem ao decreto poderão ser notificados e, na insistência da irregularidade, multados ou, até mesmo, em casos extremos, encaminhados para a delegacia de polícia.

As denúncias devem ser feitas pelos canais da ouvidoria, pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via whatsapp (15) 99129-2426 e pelo telefone 156.