Vacina meningocócica C estará disponível nas 32 UBSs nesta terça-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/08/2018 às 16:26
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) recebeu na última sexta-feira (24) um lote com 3.590 doses da vacina meningocócica C e pretende retomar o atendimento à população nesta terça-feira, dia 28, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A imunização havia sido interrompida devido ao encerramento do estoque de vacinas e à falta de previsão de entrega de novas doses para a cidade por parte do Ministério da Saúde, que através de nota justificou as falhas no território nacional por atraso do laboratório produtor.

Para lidar com a problemática, as UBSs elaboraram uma lista de espera para quem necessita da vacina. Assim que ocorrer a regularização do fornecimento, haverá um trabalho de busca ativa dos pacientes para garantir a imunização.

De acordo com a SES, o consumo médio mensal de Sorocaba é de 3620 doses, podendo haver variações a depender do mês. A vacina meningocócica C (conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos de idade.

A vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude .