UBSs abrem neste sábado para coleta de papanicolau

UBSs abrem neste sábado para coleta de papanicolau Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 25/10/2019 às 15:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o objetivo de intensificar a conscientização sobre a Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizará um mutirão para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero neste sábado (26). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Wanel Ville, Brigadeiro Tobias, Laranjeiras e Fiori, estarão abertas para atender as mulheres.

A UBS Wanel Ville funcionará das 7h às 13h e realizará 12 coletas em pacientes já agendadas, e também atendimento de livre demanda (ordem de chegada) para seis vagas. Já a UBS Brigadeiro Tobias atenderá das 7h às 12h para realizar a coleta de papanicolau e pedido de mamografia. Todos os atendimentos serão livre demanda para poder atender mulheres que não possuem disponibilidade durante a semana de ir até a unidade de saúde.

Das 8h às 14h, a UBS Laranjeiras atenderá a coleta em 24 pacientes agendadas. A UBS Fiori realizará o exame para 16 mulheres agendadas, além de emitir a guia de encaminhamento para mamografia.

Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/ .

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.