UBS Vila Haro realiza extração de dentes de recém-nascido

Saúde 02 ago / 2019 às 10:20

Na última quinta-feira (25), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Haro, foi realizado a extração dos dentes do recém-nascido, Cristiano Felipe. O bebê nasceu no dia 15 de julho, na maternidade da Santa Casa de Sorocaba e chamou atenção de todos, por se tratar de um caso raro. Ele surpreendeu os familiares e a equipe médica ao surgir com dois dentes incisivos na parte inferior da boca.

Devido os dentes estarem machucando a mãe durante a amamentação, e ter ferido a parte inferior da língua da criança, foi necessário fazer uma avaliação e, assim realizar a extração dos dentes.

A cirurgia foi coordenada pela dentista Isabel Critis, sob acompanhamento da pediatra Maria Fernanda Haro e com auxílio da técnica de enfermagem Salete Vieira. “É um caso raro. Os dentinhos estavam grandinhos e ‘molinhos’. Tinha risco de soltar e ele engolir ou até mesmo aspirar. Por isso, a opção foi a extração. Além disso, estava causando uma ferida na língua do bebê e a mãe estava com dificuldades para amamentá-lo”, conta a dentista.

Segundo a dentista, a cirurgia para as extrações aconteceu de forma rápida, com o uso de anestesia local. “Logo após o procedimento, o bebê mamou sem dificuldades. Foi um momento emocionante para a equipe”, comenta a especialista.

Os dentes natais presentes no nascimento, acontecem em um caso para cada 3.500 nascimentos, sendo mais comuns em meninas. De acordo com a dentista, as causas são variadas, mas podem ser hereditárias, hormonais, distúrbios de formação dos dentes, entre outras. Também pode acontecer que um dente nasça até o primeiro mês de vida do bebê. Neste caso, é chamado de dente neonatal.

O pós-operatório do bebê segue muito bem, pois a criança está ganhando peso e mamando melhor. Além disso, Cristiano terá que passar por acompanhamento odontológico periódico para verificar o desenvolvimento da dentição.


Mais Notícias