Sorocaba tem 40 casos confirmados de sarampo; cidade vive epidemia da doença

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/10/2019 às 15:00
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O número de casos de sarampo continua subindo em Sorocaba. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado nesta terça-feira (01), pelo menos 40 pessoas foram confirmadas com o vírus. A pasta municipal já classifica a situação como uma epidemia da doença.
Conforme divulgado no documento, 60% dos casos confirmados foram registrados em homens, o que representa 24 pessoas, contra 40% de mulheres infectadas. Atualmente, outros 100 pacientes aguardam a confirmação dos resultados de exames laboratoriais.
Ainda sobre o número de pacientes infectados, 37 são autóctones – ou seja, naturais da região-, e dois importados de outras localidades, além de um que teve resultado indeterminado.
Por conta do crescimento nos casos confirmados, uma companha nacional de imunização da doença será realizada de 7 a 25 de outro deste ano. “A vacina é a melhor forma de prevenção da doença, tendo sido estendida a vacinação contra sarampo para crianças a partir de 6 meses a 11 meses de idade, além das doses de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses de idade,” garantiu a SES, que complementou, “todos as pessoas de 1 a 29 anos devem ter comprovação de duas doses de vacina e indivíduos de 30 até a 59 anos, uma dose de vacina contra o sarampo.”
A campanha de vacinação em outubro será destinada a crianças ainda não imunizadas, com idade entre seis meses e cinco anos. De 18 a 30 de novembro, uma nova campanha terá foco nos jovens adultos ainda não imunizados contra o sarampo.
Vale ressaltar que alguns dos sintomas de sarampo são febre alta e manchas avermelhadas pelo corpo, que poder estar associadas a problemas respiratórios. Em caso de suspeita, é recomendado que o paciente se dirija a uma unidade básica de saúde para procurar atendimento médico.