Saúde realizará ação especial para o Dia Mundial do AVC

Saúde 26 out / 2018 às 20:27

A Secretaria da Saúde (SES) está organizando os preparativos para uma ação especial em alusão ao Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) comemorado no dia 29 de outubro. A ação acontecerá na próxima segunda-feira (29) das 9h às 17h, na Praça Cel. Fernando Prestes. O objetivo da realização é transmitir informações à população sobre suspeita da doença, orientações dos fatores de risco, tratamento adequado, entre outras atividades.

De acordo com a SES, duas tendas estarão compostas de profissionais da saúde (médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem). Serão distribuídos panfletos informativos sobre a doença, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Os pacientes que forem identificados como hipertensos e/ou diabéticos, serão encaminhados aos programas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que iniciem seus tratamentos.

Até o dia 2 de outubro, as Unidades de Urgência e Emergência estarão intensificando as orientações sobre o AVC aos pacientes na sala de espera e haverá distribuição de informativos. Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a ação é de grande importância com a missão de trabalhar na promoção e prevenção da saúde. “A missão do município é realizar uma gestão que foque na saúde e não na doença. Por este motivo, queremos sensibilizar a população em se preocupar e buscar uma qualidade de vida mais saudável”, explica a secretária.

A doença no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é o motivo mais comum de morte na população adulta no Brasil, que figura na quarta posição no ranking da taxa de mortalidade entre os países latino-americanos e o Caribe. De acordo com levantamento do ministério, a doença mata mais de 100 mil brasileiros por ano. A estimativa é que em 2018 a incidência será de 18 milhões de casos em nível global.


Mais Notícias