BRT Sorocaba conclui projeto e Corredor Estrutural Oeste inicia operação neste mês de maio

BRT Sorocaba conclui projeto e Corredor Estrutural Oeste inicia operação neste mês de maio Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/05/2024 às 18:15
  • Atualizado 03/05/2024 às 18:15
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Agora, a cidade de Sorocaba tem BRT circulando de norte a sul e de leste a oeste. A partir deste mês de maio, a Concessionária BRT Sorocaba inicia a operação de 13 linhas com 47 novos ônibus no Corredor Estrutural Oeste que irão proporcionar deslocamentos mais rápidos e confortáveis para o passageiro. Com a entrega deste terceiro e último trecho, a empresa conclui o projeto em sua totalidade. 

O Corredor Estrutural Oeste é composto por 18,8 km, 35 pontos de parada, um terminal (Jardim Ipiranga), um miniterminal (Jardim Tatiana) para integração e uma estação de conexão (Santa Cruz). Essa ativação vai interligar o eixo Leste-Oeste trazendo melhorias para a mobilidade urbana na cidade. 

O Terminal Ipiranga e o miniterminal Tatiana seguem os mesmos padrões de infraestrutura dos terminais Vitória Régia e São Bento. Os locais possuem estruturas com coberturas, bilheteria, banheiros, assentos, wi-fi, monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais. 

O trecho que compõe este corredor se estende ao longo das avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio com ligação as ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até chegar ao Jardim Ipiranga. Por ser um corredor estrutural, o embarque/desembarque nos pontos de parada será feito pela porta da direita, a 28 cm de altura, alinhado com o nível das calçadas nos abrigos. 

Essas vias tiveram uma requalificação asfáltica, ganharam uma nova sinalização viária e iluminação em LED, passaram a ter monitoramento de câmeras e os pontos de parada receberam um mobiliário urbano moderno. Além disso, os passeios públicos foram adequados para acessibilidade com rebaixamento de guias e instalação de piso podotátil. 

Para o passageiro que costuma percorrer parte do trajeto de bicicleta e depois integra com o ônibus, o sistema BRT apresenta uma novidade. 

Quem chegar ao Terminal Ipiranga, além de ser acesso seguro ao bicicletário, contará com uma “oficina mecânica exclusiva para bikes” que tem a finalidade de auxiliar em consertos rápidos e emergenciais. 

Para ingressar no sistema BRT, o passageiro possui mais de 150 pontos de acesso que vai desde os terminais, estações e pontos de parada que estão distribuídos nos corredores estruturais em todas as regiões da cidade.