Prestação de Contas da SES é aprovada por maioria pelo Conselho Municipal da Saúde

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 28/01/2019 às 19:05
  • Atualizado 30/09/2022 às 19:05
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Conselho Municipal da Saúde de Sorocaba (CMS) aprovou na noite desta quarta-feira (27), por maioria de votos, (27), a prestação de contas da Secretaria da Saúde (SES) referente ao primeiro quadrimestre de 2020. Foram onze votos a favor, três contrários e uma abstenção. A aprovação dos dados pelo conselho é considerado um passo importante para referendar a gestão da saúde municipal. A apresentação realizada pela SES aconteceu no Salão de Vidro do Paço Municipal e contou com a presença do secretário da Saúde, Ademir Watanabe, além de conselheiros e servidores da pasta.

A apresentação dos dados para fiscalização e deliberação do conselho é uma obrigação da pasta determinada pela lei federal nº 141/2012. Cumprida a etapa de passar pelo CMS, a SES realiza nova apresentação dos dados nesta sexta-feira (29), a partir das 8h, em audiência pública na Câmara Municipal, para a prestação de contas de janeiro a abril do ano de 2020. Durante o evento serão apresentados os balanços de receitas, despesas e a produção da saúde pública do município.

Secretário toma posse como presidente

Também durante a apresentação da prestação de contas, houve a cerimônia de posse que nomeou o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, como atual presidente do Conselho Municipal da Saúde de Sorocaba (CMS). A posse segue o regimento e as normas do CMS. Na mesma ocasião, ocorreu a eleição da nova diretoria executiva do conselho.

O secretário, e agora presidente do CMS, comprometeu-se com uma gestão de parceria e transparência. “Sabemos da importância do conselho para melhorar nossos serviços à população. Nosso objetivo é manter e fortalecer o diálogo entre secretaria e conselho”, ressaltou Watanabe.