Com estoque de vacinas zerado, Prefeitura Municipal não tem previsão de quando deve receber novas doses

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/01/2020 às 16:57
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SES), informou nesta terça-feira (07), que a cidade está com estoque zerados para as vacinas Pentavalente, Tetraviral e Tríplice Bacteriana (DTP). A municipalidade teria requerido novas doses ao Governo do Estado de São Paulo, mas até o momento não tem uma previsão de quando o serviço deve ser normalizado.
Aa medicações ausentes em estoque fazem parte do calendário de vacinação de bebês recém-nascidos. A vacina Pentavalente é utilizada no combate de doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e da bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. A imunização com Tetraviral previne contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. A vacina Tríplice Bacteriana auxiliar no combate da difteria, tétano e coqueluche.
Conforme divulgado pelo Poder Executivo, o fornecimento e repasse das vacinas é responsabilidade do Ministério da Saúde, que envia o material aos estados, que por sua vez destinam aos municípios. “Esta municipalidade, comprometidamente, sempre está em contato com o Estado para sinalizar a falta das vacinas e verificar a possibilidade de novas doses,” declarou a municipalidade.