Agentes Comunitários de Saúde são homenageados nas UBSs

Agentes Comunitários de Saúde são homenageados nas UBSs Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/10/2019 às 18:20
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que integram o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) homenagearam os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), nesta sexta-feira (5). A homenagem é em comemoração ao Dia Nacional do Nacional do Agente Comunitário de Saúde, instituído pela Lei Federal 11.585 do ano de 2007 com o objetivo valorizar esses profissionais, reconhecendo seu trabalho na promoção da saúde das famílias.

Unidades como São Bento, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Sabiá e Cajuru, organizaram café da manhã e decoração comemorativa, além de entregarem lembranças e reproduzirem vídeos com depoimentos de pacientes agradecendo a esses profissionais. Sorocaba conta hoje com 159 ACSs atuantes.

Atualmente, Sorocaba possui 44 equipes de ESF que atuam nas UBSs dos bairros Nova Esperança, Vila Barão, Cerrado, Wanel Ville, Lopes de Oliveira, Parque São Bento, Vitória Régia, Paineiras, Ulisses Guimarães, Ana Paula Eleutério (Habiteto), Vila Sabiá, Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias.

A inserção do Agente Comunitário de Saúde na saúde pública tem como objetivo buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. É uma categoria de trabalhadores formada pela e para a própria sociedade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

O ACS é fundamental na composição das equipes da ESF, pois realiza o acolhimento e cadastro das famílias através de visitas domiciliares. São os olhos das equipes de saúde para além do tratamento com medicamentos. O vínculo de confiança firmado entre as famílias e estes profissionais faz com que se concretize o maior objetivo da atenção básica: a promoção em saúde, ou seja, intervir para evitar doenças.