Rodrigo Manga assume Prefeitura de Sorocaba após nova viagem de Crespo

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/08/2018 às 11:08
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O presidente da Câmara de Sorocaba, Rodrigo Manga (Dem), toma posse na tarde desta quarta-feira (29) como prefeito interino da cidade de Sorocaba. O motivo da posse é uma nova viagem do prefeito José Crespo (Dem), desta vez ao Rio de Janeiro, e a licença solicitada pela vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB), candidata a deputada estadual, que seria a substituta natural. Em 20 de julho, Crespo também viajou, mas preferiu não passar o cargo à vice.

Próximo na linha sucessória, Rodrigo Manga ficará no cargo até sexta-feira (31). Em entrevista ao Jornal Z Norte na manhã desta quarta-feira (29), o vereador afirmou que se sente honrado em poder contribuir com o município. “Estou marcando uma agenda cheia com muitos compromissos em benefício da população”, afirmou Manga.

O vereador disse ainda que pretende estabelecer parceria com escolas de enfermagem para atuar, valendo como estágio profissional, em unidades de atendimento à saúde. Ele também pretende conversar com a iniciativa privada para ações de auxílio às UPHs.

Manga deve receber também a família do sorocabano Thiago Wilfer, que sofre na espera por doação de medula e cujo caso revelou à cidade o baixo número de coleta de doadores estabelecido pelo Governo do Estado. O vereador vai encaminhar um ofício, como prefeito de Sorocaba, diretamente ao governador do Estado, solicitando o aumento neste limite.

Já o vereador Renan Santos (PCdoB), vice-presidente da Câmara, ficará na presidência do Legislativo neste período.

 

Mudança de atitude de Crespo

Situação diferente ocorreu há cerca de um mês, em 20 de julho. O prefeito José Crespo deixou a cidade para um período de sete dias de férias com a família no estado do Maranhão. Durante este período, Sorocaba ficou sem chefe do Poder Executivo na cidade, já que o prefeito se recusou a transferir o cargo para sua vice-prefeita, Jaqueline Coutinho.

A prática, apesar de não ser obrigatória pela Lei Orgânica do Município (por ser inferior a 15 dias), tem sido frequente em todos os governos recentes de Sorocaba, incluindo o do próprio prefeito José Crespo. Em 2017, por duas vezes, o chefe do executivo viajou e transferiu o cargo para a vice-prefeita. O fato teria dado oportunidade para a vice apurar irregularidades no sexto andar do Paço Municipal, que culminaram na cassação de Crespo em 24 de agosto.

Na época, o Jornal Z Norte procurou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, para questionar se a atitude do prefeito teria relação com a quebra de confiança entre ele e sua vice. A Secretaria de Comunicação limitou-se a informar que o prefeito retorna na próxima semana e que a legislação determina que ele não precisa transmitir o cargo no caso de viagens inferiores a 15 dias.