Jornalista André Gomes é o novo secretário da Educação de Sorocaba

Jornalista André Gomes é o novo secretário da Educação de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/09/2018 às 18:39
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O prefeito José Crespo deve anunciar nesta quinta-feira (6) uma nova troca na Secretaria de Educação da cidade. O titular, Mário Bastos, será substituído pelo jornalista André Gomes, que trabalhava na pasta de Comunicação e Eventos. O Jornal Z Norte confirmou a informação da nomeação com o próprio André. Por telefone, pela manhã, o ex-secretário Mário Bastos havia negado a saída e afirmado que estava afastado temporariamente da Secretaria, para cuidar de problemas de Saúde.

O novo secretário, já anunciado para funcionários da Educação, protagonizou nesta semana um vídeo polêmico, no banheiro da escola Benedicto Cleto, no Ipanema Ville. No material, publicado na página oficial da Prefeitura de Sorocaba, ele acusou as reportagens sobre a divisão do banheiro da unidade como Fakenews. O vídeo informava que a diretora da escola dividiu um banheiro em dois, para utilização dos alunos. A reportagem do Jornal Z Norte informou exatamente o mesmo, no segundo parágrafo do texto. O caso do banheiro virou matéria da TV Sorocaba e foi destaque nacional no programa Primeiro Impacto, do SBT.

O ex-secretário Mário Bastos assumiu a secretaria em 15 de março, mas foi alvo recentemente de críticas de pais sobre a situação da rede municipal. Porém, teve contra si algumas decisões do prefeito José Crespo, como a alteração no horário de expediente de funcionários do Suporte Pedagógico, a troca da diretoria da escola Achilles de Almeida, e a polêmica no corte de verbas de pronto pagamento das diretoras de escolas.

Em entrevista no plenário da Câmara Municipal, o vereador José Francisco Martinez (PSDB) afirmou que a saída de Mário Bastos não era prudente, devido à alta rotatividade de titulares na secretaria durante o governo de José Crespo. “Agora que o Mário estava estabelecendo um diálogo com os diretores, professores e auxiliares, a mudança prejudica a pasta. Ele é um secretário que sabe dialogar”, disse Martinez.

O novo secretário André Gomes é jornalista, professor e escritor. Autor dos livros “Cartas de amor a toda gente”, “Manifesto pela ocupação amorosa dos corações vazios” e “Benditas sejam as pessoas leves”, é jornalista pós-graduado em Gestão Estratégica da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP e professor da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC em Sorocaba.