Imprensa é impedida de participar de visita da prefeita Jaqueline Coutinho às obras do BRT

Política 10 ago / 2019 às 18:39

A prefeita Jaqueline Coutinho (PDT) visitou, na manhã de sexta-feira (09), trechos das obras de implantação do Bus Rapit Transit (BRT) no corredor da avenida Itavuvu e no terminal do bairro Vitória Régia. O compromisso oficial para acompanhar o desenvolvimento da obra e conhecer o novo sistema de transporte público não pode ser acompanhado pela imprensa local.

A Secretaria de Comunicação e Evento de Sorocaba foi procurada, em inúmeras ocasiões, para informar o horário que Jaqueline Coutinho visitaria as obras. O novo chefe da pasta, Marcel Stefano, foi questionado sobre o evento da chefe do executivo na quinta-feira (08). Em resposta ao Jornal Z Norte, ele informou que confirmaria o horário e divulgaria em seguida, porém, não houve nenhum retorno.

No início da manhã de sexta-feira, horas antes da visita de Jaqueline a avenida Itavuvu, o secretário de comunicação foi questionado mais uma vez sobre qual seria o horário do evento oficial da prefeita, novamente ele não respondeu ao questionamento, impedindo assim o trabalho da imprensa de divulgar informações sobre ações da prefeitura municipal.

Segundo divulgado pelo SECOM, durante a visita às obras, Jaqueline Coutinho teria destacado que o novo modelo trará modernidade e sustentabilidade a Sorocaba. “Estou achando excelente, pois esse modelo não impactará no meio ambiente,” declarou.

A visita oficial da prefeita contou com a presença do secretário de mobilidade e acessibilidade e presidente da URBES, Luiz Alberto Fioravante, da secretaria de licitações e contratos, Marlene Leite e de técnicos da empresa de transporte urbano da cidade.

Blindada

Diante da mudança de governo e das recentes demissões realizadas na SECOM, a comunicação direta com a chefia do poder executivo acabou sendo afetada. Desde que assumiu a função, Jaqueline Coutinho tem sido blindada por alguns servidores comissionados que trabalham em sua gestão. Essa postura tem atrapalhado o trabalho de jornalistas que realizam a cobertura das ações da prefeita.

A falta de respostas aos questionamentos da imprensa e as limitações quanto a entrevistas com Jaqueline Coutinho têm sido comum nestes primeiros dias do novo governo da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Reunião cancelada

Além da visita para acompanhar os trabalhos na zona norte da cidade, a Jaqueline Coutinho teria em sua agenda uma reunião com empresários da região da avenida Itavuvu, para discutir os impactos das obras do BRT na economia local, porém, o encontro foi cancelado na véspera.

De acordo com informações divulgadas por uma assessora do vereador Renan Santos (PCdoB), até o momento não há uma nova data para que a prefeita se reúna com os empresários.

O encontro estava agendado desde 29 de julho, data da última reunião organizada por Renan Santos entre representantes da prefeitura municipal e os comerciantes da zona norte. O encontro tinha como objetivo divulgar as devolutivas da URBES e do BRT sobre questionamentos levantados pelos empresários durante a audiência pública, realizada pelo parlamentar na Câmara Municipal, em 11 de julho.

Inicialmente, o grupo de empresários seria recebido, na última sexta-feira (09), no sexto andar do Palácio dos Tropeiros pelo então prefeito José Crespo (DEM). Contudo, Jaqueline Coutinho assumiu a chefia do poder executivo após o democrata ter o mandato cassado na Câmara Municipal, em 1 de agosto deste ano, por conta de irregularidades político administrativas no caso do voluntariado de Tatiane Polis.

A Secretaria de Comunicação e Eventos foi questionada sobre o cancelamento da reunião com a prefeita. Segundo informado, Jaqueline Coutinho teria visitado as obras do BRT para se inteirar sobre o assunto e poder então se reunir com os empresários. Até o momento não há uma nova data definida para que a chefe do executivo receba os comerciantes na Prefeitura Municipal.


Mais Notícias