Após nove meses no cargo, Jane Santin deixa cargo de assessora em Brasília

Após nove meses no cargo, Jane Santin deixa cargo de assessora em Brasília Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/08/2019 às 21:09
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:09
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com as novas exonerações realizadas a mando da prefeita Jaqueline Coutinho (PTB), uma das servidoras que deixa o cargo é a assessora externa, Jane Santin, que atuava em Brasília. O desligamento foi divulgado pelo Jornal do Município, nesta segunda-feira (05).
No cargo desde 10 de dezembro de 2018, Jane tinha como função intermediar, na capital do país, a liberação de recursos e projetos para o município. A assessora foi nomeada cinco meses depois da exoneração de sua antecessora, Isabela Maria Serafim Tiezzi. À época, Isabela deixou o cargo dias após um alerta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que alegava que não havia justificativa para a criação do cargo, que foi aprovado na Câmara Municipal, em 2017.
A função de assessora externa foi alvo de críticas de vereadores de Sorocaba. Rodrigo Manga (DEM) foi um dos parlamentares, que durante sessões da Câmara Municipal, criticou a existência do cargo e o valor pago à profissional.
De acordo com a tabela de salários de cargos comissionados, disponível no site do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Sorocaba (SSPMS), o valor referente a função era de R$ 11 mil mensais, em 2017.
Disponível no Portal da Transparência do Município, a tabela salarial referente ao ano de 2018 não disponibiliza o valor referente a função exercida por Jane Santin, de assessora externa.
Na ocasião da nomeação de Jane Santin ao cargo, o então prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), justificou a contratação dizendo que assessora estreitaria relações em Brasília por conta de sua competência. “É um privilégio incorporar mais uma mulher ao primeiro escalão deste governo. Jane é de extrema competência e articulará os melhores projetos para Sorocaba,” destacou o prefeito, em 2018.
Em entrevista ao Jornal Z Norte, a assessora externa comentou que teria sido apresentada ao democrata pelo promotor econômico, Manoel David K. de Carvalho. “O prefeito José Crespo me chamou, eu declinei por não ter nenhuma pretensão de ir morar em Brasília. Eu comentei que poderia ajudá-lo a procurar alguém que tivesse o perfil ideal para fazer esse trabalho. Foi aí que eu comentei com a Jane, que é uma amiga de longa data, da possibilidade dela vir a assumir a função,” esclareceu o promotor econômico.
Antes de assumir a função em Sorocaba, Jane foi assessora parlamentar do deputado federal Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi (MDB). Nomeada em 7 de dezembro de 2018, Jane Santin deixa o posto a partir de terça-feira (06), após nove meses trabalhando como assessora externa. Na última publicação do Jornal do Município, a prefeita Jaqueline Coutinho não havia nomeado ninguém para a vaga.