Operações de combate aos “pancadões” apreendem 66 veículos no fim de semana

Polícia 11 jan / 2021 às 12:21

Ações integradas da GCM e da PM ocorreram, de sexta-feira (8) a domingo (10), com o objetivo de garantir a segurança pública e coibir o excesso de aglomerações. Ao todo, 197 autos de infração foram aplicados no período.

 

As operações integradas entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), realizadas no último fim de semana e em diferentes pontos da cidade, tiveram um saldo de 66 veículos apreendidos e 197 autos de infração aplicados por ambas as corporações. A iniciativa tem caráter preventivo em segurança pública e contra a Covid-19, sobretudo para evitar os chamados pancadões ou outros eventos que provoquem aglomeração excessiva.

A última operação conjunta foi realizada na noite de domingo (10) e resultou em 26 autos de infração e uma moto apreendida. A GCM atuou com 14 guardas, em 8 viaturas, e a PM com 22 policiais, em 12 viaturas. No Jardim Ipiranga havia aproximadamente 200 pessoas em um parque público, além de outras 150 em área de lazer no Parque Vitória Régia. No Cajuru, pontos de estacionamentos em locais estratégicos foram monitorados também para evitar aglomerações e pancadões.

“A atuação preventiva da GCM e da PM tem dado resultados muito positivos. O objetivo não é autuar, mas coibir esses eventos clandestinos, tanto do ponto de vista da segurança, quanto da saúde pública. A medida tem sido uma das

prioridades da GCM e da PM, principalmente nos fins de semana e vão continuar”, destaca o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Cel. Vitor Gusmão.

As operações são realizadas em pontos identificados pelo setor de inteligência da GCM e da PM, bem como a partir de denúncias recebidas pela Guarda, que podem ser feitas pelo fone 153.

Ainda no domingo (10) e madrugada desta segunda-feira (11), a GCM realizou seis averiguações de denúncias por descumprimento ao Decreto nº 26.006. Uma delas na praça central do Residencial Carandá, onde houve dispersão de pessoas a partir da aproximação das viaturas. As outras cinco ocorrências resultaram no fechamento de cinco bares, porque tinha aglomeração excessiva, em geral, sem a devida acomodação para todos os fregueses ou sem distanciamento mínimo necessário.

 

Mais plantões 

No plantão de sexta-feira (8) e madrugada de sábado (9), as operações integradas ocorreram no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Cajuru. Foram recolhidos 33 veículos, emitidos 117 autos de infração e um homem, procurado pela Justiça, acabou preso. Nessa data, a Fiscalização de Posturas de Bares, da Prefeitura, autuou um estabelecimento, orientou donos de outros três a fechar e interditou dois, em descumprimento ao Decreto nº 26.006.

Já no plantado de sábado (9) e madrugada de domingo (9), a operação integrada foi realizada no Parque Vitória Régia, Vila Helena, Jardim Paineiras e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto). Houve o recolhimento de 32 veículos e a emissão de 54 autos de infração.  Um estabelecimento foi notificado por falta de alvará e outro multado por esse mesmo motivo. Quanto aos estabelecimentos comerciais, houve uma multa por obstrução do passeio público, uma notificação para fechamento e outra por descumprimento ao Decreto nº 26.006. Naquela ocasião, além da equipe da Fiscalização de Posturas de Bares, fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) Municipal fizeram duas orientações relacionadas ao cumprimento de procedimentos sanitários obrigatórios.


Mais Notícias