Máquina digitalizadora de raio-x é furtada na Santa Casa
Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte - 02/06/2019 às 15:28
- Atualizado 12/09/2022 às 15:28
Uma máquina digitalizadora de raio-x foi furtada na madrugada deste domingo (2), na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. O equipamento com valor avaliado em R$ 140 mil, era usado na revelação de exames de pacientes da unidade intensiva de tratamento que estão acamados e da pediatria. A entidade registrou um boletim de ocorrência no Plantão Norte.
De acordo com informações de funcionários, o furto ocorreu entre as 19h e a 0h, período de troca de plantão, início das rondas médicas e rotina de exames de leito. O líder da radiologia da Santa Casa explica que o aparelho tinha apenas um ano de uso e não tem outra utilidade além de revelar os exames. “Ele é um monitor que tem o programa da Fuji, onde passam os cassetes de imagem para lançar na rede do hospital. Esse CPU não consegue servir para outra coisa, porque ele só é feito para esse sistema,” relatou o funcionário. “O que é a nossa ideia? A pessoa vai tentar vender ou trocar, isso não serve para outra coisa. Então, se ela puder deixar num lugar para entregar, a gente só precisa do aparelho. É pelos pacientes que a gente pede”, complementou o líder da radiologia.
O equipamento do centro de imagens estava localizado próximo a UTI da unidade, no local não havia câmeras de monitoramento. A entidade procura agora identificar o envolvido utilizando imagens de câmeras externas.
Com o furto, as pessoas mais afetadas são pacientes acamados, que não podem se locomover até o setor de radiologia, além de crianças internadas na pediatria. No momento, a Santa Casa espera que a empresa que opera o sistema do computador venha realizar a troca, mas não há previsão para a situação ser normalizada.
Quem tiver informações sobre o paradeiro do equipamento pode entrar em contato com a Santa Casa de Misericórdia pelo telefone (15) 2101-8000, ou através do Disque Denúncias 181.