Fim de semana tem nova operação integrada entre GCM e PM

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/01/2021 às 12:08
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ação se estendeu até a madrugada deste domingo (10) e contou, ainda, com participação de equipes de Fiscalização da Prefeitura e da Vigilância Sanitária; objetivo foi coibir pancadões e aglomerações nos locais.

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba participou, novamente, de operação integrada com a Polícia Militar, a segunda realizada neste fim de semana. Esta nova ação, que teve início na noite de sábado (9) e se estendeu até a madrugada deste domingo (10), resultou na apreensão e recolhimento de 22 veículos. A iniciativa tem caráter de segurança pública, também com o objetivo de prevenção contra a Covid-19, motivo pelo qual também participaram equipes da Fiscalização de Posturas de Bares, da Prefeitura, e da Vigilância Sanitária (Visa) Municipal.

A operação ocorreu no Parque Vitória Régia, Vila Helena, Jardim Paineiras e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), com a mobilização de, ao todo, 16 GCMs, em 8 viaturas, tanto da patrulha tática Ronda Ostensiva Municipal (Romu), como de trânsito, além de 41 PMs, em 17 viaturas, dois agentes da Visa e dois da fiscalização. A GCM emitiu 62 autos de infração e a Polícia Militar, 16. Vinte e dois veículos foram vistoriados.

A fiscalização em bares notificou um estabelecimento por falta de alvará e multou outro por esse mesmo motivo. Ainda foi aplicada uma multa por obstrução do passeio público e feita uma notificação para fechamento e outra por descumprimento ao Decreto nº 26.006, principalmente porque havia pessoas sem acomodação adequada, em pé e sem a manutenção de distanciamento mínimo. A Visa fez duas orientações relacionadas ao cumprimento de procedimentos obrigatórios.

O secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Cel. Vitor Gusmão, disse que a coibição de pancadões tem funcionado em Sorocaba, também como forma de evitar aglomerações excessivas em locais públicos. A medida tem sido uma das prioridades da GCM nas ações preventivas que ocorrem aos fins de semana.

O Cel. Vitor Gusmão explica que as operações são realizadas em pontos identificados pelo setor de inteligência da GCM e da PM, bem como a partir de denúncias recebidas pela Guarda, que podem ser feitas pelo fone 153. “A população tem nos ajudado muito, fazendo denúncias, assim agimos o mais rapidamente possível e chegamos até esses locais antes que as pessoas se instalem e deem início ao evento”, completa.

 

Operação anterior

Na noite de sexta-feira (9) e madrugada de sábado, a GCM e a PM já haviam feito operações integradas em Sorocaba, uma delas dando apoio à equipe de Fiscalização de Posturas de Bares. Pancadões foram coibidos e houve dispersão de pessoas em estabelecimentos comerciais e locais com excessiva aglomeração. Elas ocorreram no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Cajuru.

A GCM emitiu 62 autos de infração de trânsito e a Polícia Militar, 55. Ainda foram apreendidos e recolhidos pela polícia 33 veículos. Um homem, procurado pela Justiça, acabou preso. Um estabelecimento foi autuado, três orientados a fechar e dois acabaram interditados, em descumprimento ao Decreto nº 26.006, principalmente porque havia pessoas sem acomodação adequada, em pé e sem a manutenção de distância mínima.