Mãe filma infestação de “tesourinhas” em Escola Municipal do Ipanema Ville

Educação 30 out / 2018 às 17:34

Uma infestação de insetos, popularmente chamados de “tesourinha”, chamou a atenção de quem foi votar na escola municipal Leda Therezinha Borghesi Rodrigues, situada na avenida Ipanema, região do Ipanema Ville. A parede próxima dos bebedouros apresentava dezenas de insetos, o que fez uma mãe, preocupada com a saúde das crianças, gravar um vídeo do momento na parede da unidade. A Prefeitura determinou a limpeza da unidade e acionou a equipe da Zoonoses, que irá ao local.

De acordo com a mãe Fabrizia Rodrigues, ela foi ao local para votar, mas seus filhos quiseram brincar no parquinho da escola. “Eu fui lá só pra votar. Mas como tem um parque com brinquedos, meus filhos queriam brincar. Depois, pediram para tomar água. Quando chegamos nos bebedouros, nos deparamos com as tesourinhas”, explicou a mãe.

Nas imagens enviadas por Fabrizia, dezenas dos insetos pode ser vistos circulando pela parede da unidade. “Esses agrupados tinham 87 insetos, fora os outros que estavam espalhados no pátio e no banheiro. Achei um absurdo, pois é escola de crianças pequenas”, exclamou Fabrizia. Ela afirmou que seus filhos não estudam na unidade, mas que sua preocupação, como mãe, era com a saúde das outras crianças. “Como mãe, não penso só nos meus filhos, me preocupo com todas as crianças que utilizam aquele espaço”, concluiu.

Questionada pela reportagem do Jornal Z Norte, a Prefeitura afirmou que “já está providenciando a limpeza e a retirada destes insetos. A direção da escola notificou a zoonoses que enviará uma equipe até o local”. Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a última dedetização na escola foi feita em julho deste ano.

Tesourinha é a designação comum aos insetos da ordem dos dermápteros, providos de grandes cercos no final do abdômen em forma de pinça, que lembram uma pequena tesoura, o que motiva seu nome popular. Habitam locais úmidos e possuem hábitos noturnos, escondendo-se em abrigos, como fendas em paredes e debaixo de galhos e pedras, durante o dia. Apesar de não ser venenosos, uma ferroada de tesourinha pode machucar.


Mais Notícias