Lousa digital revoluciona o aprendizado na rede municipal

Lousa digital revoluciona o aprendizado na rede municipal Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/06/2013 às 00:04
  • Atualizado 12/09/2022 às 00:04
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“Não sei mais dar aula sem a lousa digital”. A frase da professora Juliana Telles, da EM “Benedito José Nunes”, do Jardim Santa Esmeralda, sintetiza bem a importância que o equipamento ganhou para educadores e também para os alunos da rede municipal de Sorocaba. Na classe comandada por Juliana, a lousa tradicional, se transformou em um mural de recados e informações.

As lousas digitais se transformaram em ferramenta essencial de trabalho e de aprendizado nas escolas municipais, desde a educação infantil até o ensino médio. Além dos quadros, que possibilitam ao professor escrever, desenhar, usar fotos, vídeos e buscar informações na internet sobre o tema da aula, há outros recursos que literalmente prendem a atenção dos alunos de todas as idades.

Trabalhando com crianças do 1° ano do ensino fundamental, Juliana destaca o papel do equipamento na alfabetização das crianças, que realmente revolucionou o ensinar-aprender, acelerando o processo. “Tem os recursos fonológicos, a composição das letras o significado de cada palavra. O que levaria meses para ser aprendido com lousa e giz, eles assimilam em uma semana”, diz ela.

A secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, destaca que as crianças, desde muito cedo são expostas ao mundo digital e as escolas municipais também oferecem práticas pedagógicas com a utilização de tecnologias como recurso valioso para a construção do conhecimento. “São lousas digitais, laboratórios de informática, salas de informática com mesas educacionais. Temos também o programa de inclusão digital presente em escolas municipais e estaduais, que além dos estudantes serve a comunidade”, explica ela.

No Centro de Educação Infantil (CEI 50) “Alípio Guerra da Cunha”, do Jardim Ipiranga, todos os professores que atuam na unidade foram treinados e usam as lousas digitais. Na classe da professora Ana Cristina Baladelli Silva, até a primeira atividade do dia (a chamada) das crianças do maternal 3, é feita com o recurso tecnológico. Na tela, aparece a foto de um aluno, o nome dele e de outros dois coleguinhas. A criança deve clicar no seu nome para confirmar a presença em mais um dia de aula.

O diretor Ednílson Celestino Ferreira revela que estimula os professores de sua unidade a trabalharem com as lousas. Tanto que os 10 fizeram o treinamento e utilizam esse recurso tecnológico em classe, beneficiando as 270 crianças atendidas pela unidade. “O que é fundamental é que a aula se torna muito mais atraente, com conteúdo e tem a participação ativa das crianças. Os recursos são ilimitados, é o professor quem determina”, afirma.

Ana Cristina descobriu na lousa digital não apenas uma ferramenta eficiente para ensinar e, além de explorar seus inúmeros recursos, desenvolveu um aplicativo no qual as crianças aprendem brincando a diferença das cores. Há dois anos e meio trabalhando com a lousa digital, conta que a tecnologia facilita e muito a vida do professor. “É mais qualidade no trabalho, sem o incômodo do pó do giz, sobra mais tempo para a família”, comemora.

 

Desempenho melhor

O resultado do casamento educação-tecnologia na rede municipal pode ser avaliado no desempenho, no aprendizado das crianças. “A resposta é muito mais rápida. O que se levaria 3 ou 4 meses para aprender sem, com a lousa digital aprende-se em um mês, porque a aula é interativa, a criança realmente participa, interage”, explica a orientadora pedagógica Kátia R. D. Corte Real, há 28 anos atuando na educação, dos quais 15 na rede municipal.

A professora Renata Mariano, também do CEI 50, é outra que não abre mão da lousa na aplicação das aulas para a turminha do pré-2. Além de outras atividades, a música, o som, a letra são temas que prendem a atenção dos pequeninos. “A grande maioria das crianças tem computador, internet em casa, está familiarizada com essa tecnologia. Trabalhamos uma sequência didática, temos a leitura, mas também há escrita, a matemática”, afirma.

Atualmente são 550 conjuntos (lousa, projetor e notebook) nas escolas municipais, o que significa que uma em cada 2 salas físicas conta com esse importante instrumento de ensino. São recursos a disposição dos alunos da rede municipal, que poucas escolas particulares oferecem. E a Secretaria Municipal da Educação já trabalha para ampliar esse benefício a mais classes.

 

Treinamento

Emenda ao orçamento do Estado, do deputado Carlos César, destina recursos especificos para aquisição de equipamentos, beneficiando pelo menos mais 60 salas de aulas que ganharão lousas digitais até o final do ano. Além de equipar as classes com a lousa digital, a Secretaria da Educação também investe na capacitação e treinamento dos professores para que possam explorar todas as potencialidades dos equipamentos. Nos últimos meses foram realizados 80 treinamentos para capacitar ou orientar professores da rede municipal.