Estudantes da rede municipal apresentam projeto de Ética, Solidariedade e Cidadania

Estudantes da rede municipal apresentam projeto de Ética, Solidariedade e Cidadania Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 25/06/2019 às 10:46
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:46
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das unidades EM. “Achilles de Almeida”, EM. “Getúlio Vargas”, EM “Leonor Pinto Thomaz” e EM. “Matheus Maylasky” apresentaram, na noite desta segunda-feira (24), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, o projeto Ética, Solidariedade e Cidadania, desenvolvido ao longo do primeiro semestre nas escolas. O painel apresentado foi composto por slides e vídeos criados pelos próprios alunos.

O prefeito José Crespo, presente no evento, salienta a importância do projeto. “Trabalhar esses valores com as crianças é algo transformador e fundamental. É gratificante poder acompanhar este evento mostrando tudo o que foi aprendido por esses novos cidadãos no primeiro semestre. Nós parabenizamos também os professores pelo empenho e trabalho desenvolvido”, disse o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário da Educação, André J. Gomes, o evento representa uma importante etapa implantada nas unidades. “Falar sobre esses valores com nossos estudantes é primordial para despertar gestos de humanidade mais eficazes. Tralhar ética, ações de cidadania e ato de solidariedade é um enriquecedor estímulo para melhorarmos nosso país”, pontua.

O estudante do 8º ano B da EM. “Leonor Pinto Thomaz”, Matheus Belini da Silva, conta sobre os benefícios do projeto. “Foi uma experiência muito dinâmica que contribuiu para adquirirmos conhecimento de maneira lúdica. Trabalhamos a questão ética no ambiente escolar, e praticamos a socialização nos tornando seres humanos muito melhores”, explica o estudante.

Para a estudante do 8º ano D da EM. “Achilles de Almeida”, Maria Luiza dos Santos, o contato com oprojeto trouxe uma grande mudança em sua vida. “A aula de ética me proporcionou grandes transformações no dia a dia. Em casa, por exemplo, passei a ajudar mais meus pais e larguei um pouco a tecnologia para ficar mais presente com a minha família”, revela.

Além do painel das apresentações do projeto, o evento contou com atrações artísticas realizadas por Gabriel Gambaro, representante da Cultura Gaúcha no CTG Fronteira Aberta e o grupo de balé da EM. “Getúlio Vargas”. Ao final da cerimônia, os estudantes receberam certificados pela participação no projeto. O evento contou, também, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, do vereador Péricles Régis e secretários municipais.