Educação de Sorocaba recebe Baixo Grau de Satisfação pela primeira vez e atinge pontuação menor que a do governo Pannunzio

Educação 17 out / 2018 às 20:39

O 3º trimestre do ano não está agradável para a Educação Pública de Sorocaba. Pela primeira vez, o setor recebeu Baixo Grau de Satisfação pela classificação Indsat. Durante todos os levantamentos trimestrais do instituto de pesquisas, a cidade havia somado índices que se enquadravam em Grau Médio de Satisfação. Agora, no entanto, Sorocaba vê a aprovação da área cair, chegando a um nível de 89 pontos inferior ao último trimestre do Governo Pannunzio. Em setembro, a Prefeitura comemorou a avaliação positiva do Indsat para Abastecimento, coleta de lixo e qualidade da água.

A área da Educação recebeu 474 pontos em 1.000 possíveis. O Baixo Grau de Satisfação é atribuído aos setores que registram entre 350 e 499 pontos. Em 2017, os índices registrados mostraram que a satisfação com a Educação pouco variou. Na primeira metade do ano passado, a área registrou 563 pontos no 1º trimestre e 598 pontos durante o 2º trimestre. No 3º trimestre, o segmento fechou com 587 pontos. A Educação encerrou 2017 com 562 pontos.

Para avaliar o índice de satisfação, a Indsat utiliza uma metodologia exclusiva de avaliação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 400 moradores. A Educação Pública de Sorocaba registrou 11% de “ótimo” e “bom”, 43% de “regular” e 46% de “ruim” e “péssimo”. Os dados mostram que a insatisfação atinge praticamente a metade dos sorocabanos, enquanto outra grande parte considera a Educação mediana.

Já neste ano, os índices mantiveram-se estáveis nos dois primeiros trimestres, registrando quatro quedas consecutivas, apesar da pouca variação. Agora, a nova piora no índice não foi suficiente para deixar a Educação com ao menos 500 pontos.

A Indsat faz os levantamentos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e em 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba.


Mais Notícias