Alternativa aos bancos tradicionais, SICOOB Crediguaçu chega à zona norte para incentivar cooperativismo na região

Economia 12 ago / 2019 às 15:35

Empreender no Brasil nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em períodos de crise econômica, quando os juros e taxas praticadas pelos bancos tradicionais são altíssimos, e pouco atrativos para o pequeno e médio empresário. Para quem quer fugir desse cenário, as cooperativas de crédito representam uma possibilidade de sucesso para as empresas.

Pensando nisso, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) Crediguaçu inaugurou, na última sexta-feira (02), sua segunda agência em Sorocaba, no coração de uma das vias mais importantes da cidade, a avenida Ipanema. O evento foi marcado por um coquetel com a presença de funcionários, representantes regionais do SICOOB, além dos atores principais da cooperativa, os próprios empresários da região.

Para dar início a celebração de inauguração da agência, o presidente do SICOOB, Mauro Benedito de Lima discursou sobre o novo modelo de prestação de serviço financeiro. “O que a gente quer passar para vocês hoje, uma coisa que é importante, é que esta casa não é mais um banco que se abre em Sorocaba. Essa casa é antes de tudo uma cooperativa,” enalteceu o presidente.

Para esclarecer as vantagens do atendimento realizado pela cooperativa, o diretor de negócios Milton Luiz Amaral demonstrou como os empresários podem se beneficiar participando e trazendo suas contas para o SICOOB. “Nós já estamos instalados em Sorocaba há vários anos, já temos uma agência aqui de quando nós incorporamos uma cooperativa da região. A segunda agência é devido ao crescimento do nosso sistema cooperativo de crédito no país. As pessoas estão percebendo que é um sistema justo, onde eles conseguem ter uma economia muito grande nas suas atividades financeiras,” garante o diretor.

Por não se tratar de uma empresa particular, onde os lucros são de poucos investidores, o sistema de cooperativa da Crediguaçu garante a distribuição de todos os rendimentos para cada um dos associados. Só no ano de 2018, o SICOOB distribuiu R$ 9 milhões de reais aos seus associados.

Sobre os diferenciais do novo sistema, Amaral destaca a falta de conhecimentos dos empresários e a importância da divulgação de iniciativas como a da Crediguaçu. “Esse é o grande desafio do sistema corporativo. As pessoas desconhecem como funciona uma cooperativa de crédito. O grande desafio é estar propagando qual é a doutrina da cooperativa, que já é muito mais difundida em outros países do mundo. Na França 39% das pessoas utilizam o sistema,” explica especialista.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil já possui mais de quatro milhões de cooperados em todo o território nacional, prestando todos os tipos de serviço bancários necessários para atender os associados como conta corrente, máquinas de cartão, sistema de investimento, liberação de crédito imobiliário, financiamento entre outros benefícios. Em Sorocaba, as agências estão localizadas na avenida Itavuvu, e outra na avenida Cesário Mota.  Mas quem se associa ao Crediguaçu pode usufruir dos mais de 2,9 mil pontos de atendimentos aos clientes.

O SICOOBCrediguaçu fica na Avenida Ipanema, 348 (Próximo a Avenida Itavuvu). Veja mais em www.crediguacu.com.br


Mais Notícias