Grande Festa de Natal no Paço Municipal terá operação especial de trânsito e transporte público

Ônibus será gratuito no sábado, das 13h à meia-noite, em todas as linhas da cidade.

Grande Festa de Natal no Paço Municipal terá operação especial de trânsito e transporte público Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 05/12/2023 às 17:11
  • Atualizado 05/12/2023 às 17:11
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, preparou uma operação especial de trânsito e transporte público para atender o público participante da Grande Festa de Natal no Paço Municipal, que ocorrerá neste sábado (9), a partir das 14h.

Nessa data, os ônibus serão gratuitos, a partir das 13h, para todos os usuários. Para usufruir do benefício, o usuário que possui o Cartão do Transporte Público poderá acessar, normalmente, a catraca eletrônica, que, até a meia-noite, não será cobrada passagem. Para aqueles que não têm o Cartão, o acesso será liberado pela porta traseira.

Para chegar ao evento no Paço, os usuários terão à disposição as linhas T31 – Expresso Éden/Cajuru e 07 – Industrial/Jd. Mathilde (Terminal São Paulo – TSP), 14 – Santa Rosália, 23 – Industrial/Jd. Dois Corações e 61 – Iporanga (Terminal Santo Antônio –TSA), 303 – Interbairros III (Terminal Vitória Régia -TVR) e 307 – Interbairros VII (Terminal São Bento). Esta última terá a oferta de viagens ampliada, enquanto a linha 303 Interbairros III (TVR) terá um desvio de percurso, para melhor atender o público, com intervalados de 10 minutos e criação de 23 viagens extras.

Outras alterações no transporte publico, a partir da operacionalização de 16 ônibus a mais e da criação de 137 viagens extras, ao todo, ocorrerão nas linhas: 03 – Nova Esperança (intervalos de 20 minutos, das 12h às 20h), A25 – Itavuvu (intervalos de 25 minutos, das 12h às 20h), 28 – Mineirão (intervalos de 20 minutos, das 13h30 às 20h), T31 – Expresso Éden-Cajuru (intervalos de 15 minutos, das 14h às 22h), 55 – Rodrigo (intervalos de 20 minutos, das 13h às 20h) e 100 – Expresso (intervalos de 4 minutos, das 13h às 20h).

“Em caso de necessidade, ainda estarão à disposição mais 15 ônibus extras para serem utilizados em atendimento ao evento. Eles estarão posicionados, estrategicamente, sendo seis veículos a partir das 14h, no TSA, e outros nove veículos, a partir das 16h, no Paço Municipal. Ou seja, recomendamos o uso do transporte público para vir e voltar da festa de forma gratuita”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Também será disponibilizada uma programação especial, com cinco veículos operando a linha especial 777 – “Natal do Paço”, partindo do TSA, a cada 10 minutos, das 13h às 17h, seguindo pela Av. Afonso Vergueiro, Av. Dom Aguirre, Rodovia Castelinho e Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, com desembarque e embarque em frente ao estacionamento principal do Paço. No retorno, os veículos partirão do mesmo local, a cada 10 minutos, das 15h às 19h30, seguindo pela a Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Rua Saliba Motta, Ponte Salomão Pavlovsky, Av. Dom Aguirre e Av. Afonso Vergueiro, acessando o TSA.

A Semob informa que, no sábado (9), o trânsito de veículos pela Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, em ambos os sentidos, permanecerá liberado. Porém, se constatado movimento intenso de pedestres na imediação, como forma de garantir a segurança de todos, não é descartada a possibilidade de interdição temporária dessa via, no sentido bairro/centro.

“Vamos fazer o mínimo possível de interdições e haverá equipes de agentes espalhadas pelos arredores, coordenando o fluxo de veículos e pedestres, para que tudo ocorra da forma mais tranquila possível”, aponta o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini. Haverá pontos de estacionamento de veículos no Paço Municipal e no bolsão da Biblioteca Municipal, ambos com acesso pela Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes.

Preparativos para o evento

Para montagem e desmontagem de estruturas que serão utilizadas na Grande Festa de Natal no Paço Municipal, a Semob  haverá interdição da área do estacionamento frontal da Prefeitura, a partir da 0h de quinta-feira (7), cuja liberação ocorrerá na segunda-feira (11).

Nesse período, as linhas de ônibus 64/1/2/3/4 – Paço Municipal realizam desembarque (manhã) e embarque (tarde) no ponto localizado na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.040, conforme mesmo modelo já aplicado anteriormente em outros grandes eventos na região do Paço. Ao passo em que a linha 14 – Santa Rosália terá ponto final na Av. Rudolf Dafferner, 160 (em frente à antiga empresa Arthur Klink).

O evento

A Grande Festa de Natal no Paço Municipal contará com o show “Mundo Ideal”, com diversos personagens de famosas animações, espetáculos do Circo Douver Circus, às 16h, viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado, malabares, além de brinquedos infláveis, distribuição de sorvete, refrigerante, algodão-doce e outras atrações.

Ao término da festa, o público poderá conferir o acendimento das luzes que fazem parte da decoração de Natal do edifício e do parque do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

Confira a programação completa do “Natal Iluminado 2023” nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: @prefeituradesorocaba e na página: www.sorocaba.sp.gov.br/nataliluminado2023.