Sistema de guarda-chuvas grátis está disponível em cinco terminais de ônibus

Sistema de guarda-chuvas grátis está disponível em cinco terminais de ônibus Imagem por Divulgação Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 22/01/2025 às 11:58
  • Atualizado 22/01/2025 às 11:58
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O serviço de locação de guarda-chuvas compartilhado para a população está disponível em cinco terminais de ônibus da cidade: Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia São Bento e Ipiranga. A utilização é gratuita, desde que respeitado o limite de até 24 horas para devolução. A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, com serviço oferecido pela empresa Rentbrella.

Os guarda-chuvas são ofertados em equipamentos automatizados e com plataforma tecnológica. A empresa habilitada pela Urbes está responsável por toda a gestão, operação,  instalação e manutenção das máquinas de locação e os guarda-chuvas. Para utilizar o serviço, basta baixar no telefone celular o aplicativo RentBrella, cujo Qr Code encontra-se em cada uma das máquinas, e fazer o cadastro.

As primeiras 24 horas de uso do guarda-chuva são gratuitas. Os equipamentos, depois de retirados, podem ser devolvidos em qualquer uma das máquinas. Caso a devolução ultrapasse esse prazo, é cobrado R$ 2, e depois o mesmo valor, por mais 24 horas de uso. Se o guarda-chuva não for devolvido em até 72 horas após a retirada, o usuário paga R$ 44 e fica com ele. Sábado, domingo e feriados não contam no tempo de uso e não são cobrados.

Os pontos onde estão instaladas as máquinas de locação de guarda-chuvas foram previamente aprovados pela Urbes, levando em consideração a viabilidade, a segurança e a adequação dos espaços públicos para essa finalidade. A exploração de publicidade nos equipamentos é a fonte de receita do credenciado, inclusive, previamente aprovada pela Urbes, seguindo normas e diretrizes da cidade.

A Rentbrella, até o momento, é a única empresa credenciada a operar esse serviço, cujo edital (nº 3/2024), com as regras para habilitação de empresas interessadas, está publicado na edição do dia 13 de dezembro, do jornal “Município de Sorocaba” (https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/) e também no site da Urbes (https://www.urbes.com.br/).

O prazo de credenciamento permanece em aberto e outras empresas podem se habilitar para operar o sistema, desde que devidamente constituídas e que atendam às condições previstas no edital. A habilitação tem validade de 12 meses, podendo ser renovada ou suspensa a critério da Urbes. “O objetivo é oferecer um serviço de qualidade e que atenda às necessidades da população”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto.