Relatório de sustentabilidade coloca Leroy Merlin de Sorocaba como referência para o segmento

Relatório de sustentabilidade coloca Leroy Merlin de Sorocaba como referência para o segmento Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/07/2015 às 22:05
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:05
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Inaugurada na cidade há pouco mais de três anos, a Leroy Merlin de Sorocaba é referência em sustentabilidade para toda a rede, a maior do mundo no segmento. Os treinamentos constantes, as práticas sustentáveis e o sucesso no envolvimento da comunidade são amostras dos resultados positivos conquistados pela filial. As informações estão no primeiro Relatório de Sustentabilidade da rede francesa.

Adevilson Cesar Barbosa Prates, diretor da loja Sorocaba e que coordenada mais de duzentos colaboradores de forma direta, explica que a unidade segue rigorosamente os padrões e parâmetros estabelecidos pela empresa e que constam no Relatório de Sustentabilidade de 2014, divulgado pela rede no início do mês. O documento pioneiro no setor é uma referência para todo o empresariado. “O que foi elaborado é um modelo de relatório internacional que a cada dois anos a Leroy irá divulgar. Esse é o primeiro, é uma inovação, porque é a primeira empresa de home center a fazer um lançamento desse tipo no Brasil. É algo muito novo”, explica. “Nós tomamos o cuidado de realmente ter a certificação de cada ação sustentável, que aqui é comprovada, acompanhada e certificada por uma auditoria externa”, lembra.

De acordo com Prates, “a questão da sustentabilidade não é algo que fica somente internamente. As iniciativas envolvem todo o contexto, incluindo clientes e fornecedores. Vai muito além do processo de compra e venda”, diz. “O mercado vai precisar de empresas que se envolvam não somente no eixo onde elas atuam, não apenas no que está dentro de seus muros”, fala.

A questão da sustentabilidade da loja de Sorocaba começou já com a construção do prédio. “Quando você olha o custo de construção é um pouco mais caro, mas a outros ganhos de médio e longo prazo, que é a redução de energia, a redução de consumo da água, o reaproveitamento de água em toda essa estrutura, esse investimento é devolvido”, expõe. Atualmente, e seguindo o “manual”, um comitê de sustentabilidade foi implementado na empresa. “Na Leroy, comparando o que mercado pratica, eu fiquei bastante positivamente surpreso. Quando cheguei, vi que a sustentabilidade é tratada, não como uma situação pontual, mas como algo que é feito em todas as ações”, destaca.

Entre as implantações estabelecidas na loja está o econômetro, que é um sistema que mede o consumo de energia da loja mostrando quanto foi economizado e quantas residências essa economia poderia abastecer. Durante o último mês, a economia daria para abastecer quinze casas pelo mesmo período. O público, consumidor da loja ou não, pode participar de maneira direta através dos processos de reciclagem. Um dos meios é através da Casa Ecológica, que fica no estacionamento da loja.

Os benefícios obtidos através dos trabalhos se estendem no cotidiano das pessoas, como na adoção de animais e na ajuda à entidades através de vendas especificas. Há ainda uma série de outras campanhas promovidas pela empresa, como em épocas sazonais – Natal e inicio de ano letivo, por exemplo.

Incorporar sustentabilidade nas ações é visto na empresa como investimento, inclusive, em médio e longo prazo. Um dos trabalhos desenvolvidos é o Projeto Visão 2020. “O nosso futuro depende do que a gente construir agora. Isso não vai ser mais uma vocação, vai ser uma necessidade. A ideia não é só fazer uma Leroy sustentável. Tudo que fazemos é para que os nossos filhos recebam esse presente. É algo que a gente espera que daqui a pouco todo mundo esteja fazendo. Eu tenho três filhas e quero deixar o mundo melhor para elas. Não é uma ação para a Leroy, é uma ação para o mundo”, termina Prates.

 

Sobre o relatório

O relatório de 2014 foi elaborado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e compreende o período de atividades no Brasil de janeiro a dezembro. Este material mostra como a empresa desenvolveu, ao longo do ano, suas ações nos seguintes eixos prioritários: melhorar a relação com os clientes e fornecedores, usar de forma racional a energia e outros recursos naturais e investir no desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Uma empresa não pode se ver como única dentro de um contexto e diante disso sabe que necessita dialogar, situar e propor iniciativas que tenham como mola mestra a manutenção do negócio com baixo impacto em seu meio. Foi assim que a Matriz de Materialidade foi concebida, identificando as necessidades dos diversos atores que interagem  com o negócio.

Todos os 7.500 colaboradores da Leroy Merlin, que chegou ao Brasil em 1998 e possui 33 lojas, participaram da elaboração do relatório.

 

Sobre a Leroy Merlin

A Leroy Merlin é líder pelo sétimo ano consecutivo no setor de Varejo da Construção Civil, conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis  pelo “Prêmio Os Mais Importantes do Varejo”, realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012, 2013 e 2014, e sua sede está entre os 10 prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013 e 2014, a Leroy Merlin foi premiada entre as 70 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Época.