Programa “Prefeitura de bairro em bairro” visita três pontos nesta sexta-feira (30)

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/01/2020 às 08:08
  • Atualizado 30/09/2022 às 08:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As equipes do programa “Prefeitura de bairro em bairro” visitaram três pontos da cidade nesta sexta-feira (7): Vila Carvalho, Ipanema das Pedras e Genebra. O grupo ouviu as demandas da população, a fim de providenciar soluções.

O prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários Darwin José Rosa (Serviços Públicos e Obras), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Luiz Antônio Zamuner (Cultura) e Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva, e do Ouvidor Geral do Município, Evandro Bueno. Também participaram os vereadores Fernando Dini, Vitão do Cachorrão e Fábio Simoa.

Pela manhã, na Vila Carvalho, a equipe visitou a sede da Associação Capoeira Liberdade, entidade de utilidade pública que realiza trabalho social gratuito, atendendo 35 crianças e suas famílias. A Administração Municipal fará um levantamento de custo da manutenção do prédio e o objetivo é buscar apoio da iniciativa privada para promover as melhorias necessárias. A Secult vai se reunir com representantes da associação, para discutir a viabilidade de executarem projetos conjuntos, envolvendo as áreas da cultura, esportes e promoção social.

Os moradores da Vila Carvalho ainda sugeriram intervenções no trânsito no bairro, para prevenir acidentes e melhorar o fluxo de veículos, tema que será discutido em reunião agendada com técnicos da Semob. A ampliação da escola do bairro e a criação de um complexo de educação e de lazer, onde essa unidade de ensino está localizada, também serão objeto de conversas e análises.

A segunda parada do dia, da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, foi em dois pontos em Ipanema das Pedras, no período da tarde. A equipe anunciou o início das roçagens ao longo de toda a extensão da Rua Laura Maielo kook, que começaram já nesta sexta-feira.

Com moradores de uma área ocupada, na altura fo número 445, ficou acertada a realização de uma reunião, na próxima semana, com técnicos da Sehab e da Secretaria de Planejamento, para discutir a viabilidade de regularização fundiária. São cerca de 100 famílias no total, em uma área desmembrada em três processos administrativos.

Outras demandas são a implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica, que serão pauta de novas reuniões, motivo pelo qual uma comissão de moradores foi nomeada para participar das ações. “Bem próximo daqui, o Saae está implantando uma rede de abastecimento. Vamos analisar custos e questões legais para tentar ampliá-la a contemplar também essa outra região da cidades”, adiantou o diretor-geral do Saae.

O segundo ponto nesse bairro foi na Estrada Ferroviário João de Oliveira, onde a regularização das vias de terra está em andamento, com colocação de fresa asfáltica no pavimento. Tais melhorias são as principais reivindicações dos moradores da redondeza. “A medida é emergencial, pois a Prefeitura planeja pavimentar os três quilômetros dessa via até o limite de Araçoiaba da Serra, a partir de liberação se recursos de financiamento”, adiantou o prefeito Rodrigo Manga.

Um grupo de moradores vai se reunir com técnicos da Urbes, no próprio bairro, para definir melhorias no transporte público a atender os moradores dessa região da cidade, com mais horários por dia.

A última parada do dia da equipe foi no bairro Genebra, na região de Brigadeiro Tobias. Uma das reivindicações da comunidade é a instalação de um retorno de acesso direto ao bairro, na altura do km 84 da Rodovia Raposo Tavares, cuja instalação é de responsabilidade do Estado. Porém, a Administração Municipal vai utilizar da força política para pedir agilidade na resolução dessa questão, inclusive colaborar na adequação do projeto já desenvolvido pela Artesp, mas que não atende às necessidade dos moradores.

Outra questão é o abastecimento de água atual, que não contempla a demanda do bairro. O Saae adiantou que está montando um novo poço, com previsão de ser colocado em funcionamento já no próximo mês, como forma de acabar com a dependência de caminhões-pipas. Também será feita uma ação para coibir abusos no consumo de água, como o uso clandestino.

A manutenção da Estrada do Império, que é de terra, também foi lembrada, como pedido dos moradores e que já começou a ser executada. “A Serpo já iniciou o nivelamento da pista e a aplicação de fresa de asfalto nas vias e os trabalhos vão prosseguir”, apontou o secretário da pasta. Já, a Semob vai estudar a adequação das linhas de ônibus que atendem a essa região da cidade, para agilizar as viagens.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa teve início na primeira semana de janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram visitados mais de 40 bairros, incluindo: Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Jardim Marco Antônio e Lopes de Oliveira, dentre outros.