Prefeitura recebe exposição fotográfica “Um Mundo sem Trabalho Infantil”

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/06/2021 às 15:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), da Coordenadoria da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), traz para o Paço Municipal a exposição fotográfica itinerante “Um Mundo sem Trabalho Infantil”, com imagens ilustrando situações que revelam a problemática da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

O objetivo da mostra, que estará disponível ao público entre os dias 14 e 21 de junho, no andar Térreo do Paço Municipal, é conscientizar a sociedade sobre os riscos e malefícios que o trabalho infantil pode acarretar à criança ou adolescente que o pratica, prejudicando direitos fundamentais para o seu pleno desenvolvimento, como o acesso à educação, ao lazer e à saúde.

Quando obrigados a trabalhar, diferentemente do que muitos pensam, o que muitas vezes está por trás disso é uma rede perversa de aliciamento, que retira da criança e do adolescente um tempo precioso que seria dedicado ao estudo, lazer e convivência familiar, obrigando-os a permanecerem por horas a fio expostos aos rigores do clima e, muito comumente, aos perigos da rua. A mostra fotográfica busca demonstrar e esclarecer sobre todos esses aspectos.

Como surgiu a data

A data de 12 de junho foi escolhida para ser o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em referência à apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil, realizada durante a Conferência Anual do Trabalho, em 2002.

Segundo a Justiça do Trabalho, é considerado trabalho infantil, no país, todo aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, quando a idade mínima permitida passa a ser de 14 anos, conforme previsto na Constituição Federal.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além disso, garante ao trabalhador adolescente algumas proteções especiais, tais como a proibição do trabalho em locais prejudiciais ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, além de sua realização em horários e locais que impeçam a frequência à escola.

Serviço:
Exposição “Um Mundo sem Trabalho Infantil”
Local: Térreo do Paço Municipal de Sorocaba – Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista
Período: 14 a 21 de junho, das 8h às 17h
Entrada franca