Paulo Vannuchi realiza palestra em Sorocaba sobre 60 anos do golpe nesta quinta-feira, 11

Ex-preso político e ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, fala sobre a luta por memória, verdade e justiça na sede do SMetal

Paulo Vannuchi realiza palestra em Sorocaba sobre 60 anos do golpe nesta quinta-feira, 11 Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 11/04/2024 às 11:32
  • Atualizado 11/04/2024 às 11:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o tema "Lembrar para não repetir", o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em parceria com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), realiza palestra sobre os 60 anos do golpe militar nesta quinta-feira, 11.O convidado especial, Paulo Vannuchi, dará uma aula na sede do SMetal, às 15h.

A atividade abre as celebrações de 70 anos do SMetal, comemorado no dia 12 de abril. Com o mote "Orgulho de ser metalúrgico", diversos eventos estão previstos ao longo deste ano para registrar a importância da categoria na história da cidade e apresentar as perspectivas do Sindicato para os próximos anos.
 

Paulo Vannuchi, um lutador

O jornalista e cientista político foi preso e torturado pela ditadura, em 1971, quando participava do Movimento Estudantil. É primo do sorocabano Alexandre Vannuchi Leme, jovem assassinado pelos militares em 1973.

Foi cofundador do Instituto Cajamar, centro de formação política e sindical e ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República entre 2005 e 2010, contribuindo com o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH).

Ao longo dos anos, dedicou-se ao assessoramento político de parlamentares e sindicatos, além da divulgação dos crimes cometidos pela ditadura militar.