Zoonoses faz a nebulização de casas na Vila Nova Sorocaba

Zoonoses faz a nebulização de casas na Vila Nova Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/10/2015 às 20:08
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (Ses), realizou nesta quinta-feira (15) a nebulização de imóveis na Vila Nova Sorocaba. As equipes da Divisão de Zoonoses têm intensificado os trabalhos de combate à dengue nesse período interepidêmico (temporada de poucas chuvas) com o objetivo de evitar que a cidade tenha uma nova epidemia da doença em 2016. Atualmente, a Zoonoses atua com quatro equipes, com três funcionários em cada, além de doze máquinas de nebulização em operação.

O processo de nebulização consiste na aplicação espacial de inseticidas, por meio de um equipamento chamado atomizador. Com o uso da técnica Ultra Baixo Volume (UBV), o produto é fracionado em microgotículas de modo a formar uma névoa que ficará suspensa no ar por aproximadamente trinta minutos até o seu decaimento. Quando essas gotículas entram em contato com os mosquitos os levam à morte em até 24 horas.

A nebulização das residências é um procedimento seguro, tanto para os seres humanos quanto para os animais domésticos. Nas ações são utilizados cerca de 150 mililitros de produto para cada dez mil metros quadrados, o suficiente para atingir os mosquitos.

O biólogo João Ricardo Pereira Ennser destaca que o uso desse método de combate ao vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, é utilizado somente nas áreas próximas de onde há casos confirmados da doença. Segundo ele, se o inseticida for utilizado indiscriminadamente pelos agentes de vigilância sanitária a população de mosquitos poderá adquirir resistência ao veneno.

 

Formas de nebulização

A Secretaria da Saúde utiliza dois métodos para fazer a nebulização na cidade. A aplicação de inseticida via aparelho costal – procedimento utilizado na Vila Nova Sorocaba -, tem um menor rendimento, porém é mais eficaz já que o funcionário consegue direcionar o jato para o interior das casas, onde ficam a maior parte dos mosquitos, através das portas e janelas.

Neste sistema, além do operador do atomizador, são necessários outros dois profissionais por máquina disponível. Estes abordam os moradores solicitando que eles saiam de suas casas, recomendando que guardem alimentos e utensílios domésticos nos armários, bem como suspendam toalhas de mesa e os lençóis das camas e protejam os bebedouros e comedores dos animais. Durante os trinta minutos de ação do produto, os moradores devem permanecer fora da residência.

Já a nebulização embarcada (em aparelhos sobre veículos) possui maior rendimento, pois alcança vários quarteirões de um mesmo bairro. Porém, a eficiência desse sistema é mais limitada, pois segundo o biólogo, as casas precisam estar com as portas e janelas abertas para que o produto entre nos imóveis. Essa ação deve ser feita no início da noite, em razão da inversão térmica entre a temperatura do solo e do ar, o que faz com que a névoa de inseticida fique suspensa próxima ao chão. Quando as condições climáticas são desfavoráveis, com a presença de ventos ou de chuva, a ação é cancelada.

Nesse método são necessários dois funcionários. Um para dirigir o carro, mantendo a velocidade baixa e constante no trajeto planejado, e outro responsável por abrir e fechar o fluxo de aspersão do produto.

O Ministério da Saúde recomenda a utilização dos automóveis equipados com nebulizadores apenas em casos de alta transmissão de dengue.

 

Moradores aprovam a nebulização

A aposentada Aparecida Vioto, 83 anos, foi uma das moradoras que abriu as portas de sua casa para a equipe de combate à dengue. Ela gostou da ação e disse que todas as medidas para combater a doença são bem-vindas, já que elas diminuem a possibilidade dos moradores terem dengue.

Cristiane Romão, 34 anos, é enfermeira e disse que essa é a segunda vez que a nebulização é feita em sua residência. Segundo ela, a medida é importante para diminuir a proliferação do mosquito na vizinhança.

De acordo com a agente de vigilância sanitária da Zoonoses, Ilamarcia Norbutas, o trabalho na Vila Nova Sorocaba foi retomado na semana passada, com o bloqueio nas residências (remoção e tratamento dos criadouros). Ilamarcia salienta a importância dos moradores permitirem a entrada das equipes em suas casas, conscientes de que essa medida é de extrema importância para eliminar os mosquitos transmissores da dengue.

 

Programa de ações e bairros atendidos

O conjunto de ações para combater a dengue está sendo realizado em bairros estrategicamente escolhidos pela Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde. Além da nebulização, também estão sendo realizadas vistorias de casa em casa – ação que consiste na conscientização da população e remoção de criadouros -, os arrastões para retirada de materiais inservíveis que podem acumular água, além da avaliação de densidade larvária (levantamento da infestação do vetor).

Nessa semana, as atividades de combate à dengue estão programadas para ocorrer nos bairros Vila Nova Sorocaba, Jardim Simus, Jardim Vera Cruz e Barcelona. A Avaliação da Densidade Larvária está sendo realizada de forma amostral por toda a cidade.