Sorocaba registra 6 casos de dengue

Sorocaba registra 6 casos de dengue Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/09/2016 às 11:37
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:37
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (05) o primeiro Boletim Epidemiológico do ano dengue 2016 – 2017, que se iniciou no dia 03 de julho. Nesse período o município registrou seis casos da doença, sendo quatro autóctones e dois importados, num total de 210 notificações.

De acordo com a SES, não há casos confirmados de Chikungunya e Zika referentes a este novo ano dengue.

Os casos autóctones de dengue confirmados foram registrados nas regiões Sudoeste e Noroeste da cidade, de acordo com a área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O diretor de área de Vigilância em Saúde, Rafael Reinoso, explica que com essa informação é possível classificar as fases de transmissão em que se encontram as regiões da cidade.

“É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, sendo a dengue, chikungunya e zika”, enfatiza Reinoso. De acordo com ele, identificado os casos e feita a notificação, todas as unidades estão atentas a seguir os protocolos de atendimentos e tratamentos preconizados pelo Ministério da Saúde. Uma atenção maior é adotada em casos de gestantes.

A Secretaria da Saúde (SES) mantém, ainda, a orientação de monitoramento dos imóveis e enfatiza a importância de combater os criadouros do mosquito.

Além da intensificação de medidas de eliminação de criadouros, é importante que, na presença de sintomas de qualquer uma das três doenças, o paciente procure atendimento de saúde imediatamente, mantenha a hidratação e permaneça em repouso.

É importante, também, o uso de repelente e só usar medicamentos sob prescrição médica, pois alguns deles aumentam os riscos de sangramentos. Em caso de piora dos sintomas, a pessoa deve procurar o atendimento médico imediatamente.