Evento sobre prevenção ao suicídio reúne servidores

Evento sobre prevenção ao suicídio reúne servidores Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/09/2016 às 16:01
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:01
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Comissão de Comunicação Interna (CCI), da Secretaria da Administração (Sead), promoveu na tarde desta quinta-feira (29) um encontro com os servidores municipais para tratar a questão do suicídio. A ação faz parte de uma mobilização dentro do “Setembro Amarelo” e contou com a participação do palestrante José Luiz Hungaro que é voluntário do Centro de Valorização da Vida – CVV Sorocaba.

Anualmente, os funcionários públicos falam, discutem e demonstram o apoio ao Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam do câncer de mama e de próstata, respectivamente. E a partir deste ano passam a aderir também ao Setembro Amarelo.

O objetivo é chamar a atenção das pessoas à problemática do suicídio e estimular a conversa sobre a questão. Durante o encontro, Hungaro abordou os fatores de risco como transtornos mentais, abalos psicológicos, restrições pela perda da saúde, consumo de álcool e drogas que podem levar a pessoa a cometer o suicídio.

O palestrante ainda citou exemplos e falou de todo o trabalho realizado pelo CVV de Sorocaba. “A dor da perda pelo suicídio não se acaba”, disse. A ONG está instalada na cidade há 33 anos, conta com 80 voluntários e realiza 1.600 atendimentos por mês.

 

Grupo de apoio

Hungaro destacou que tiveram início na última semana os trabalhos do Grupo de Apoio as Sobreviventes do Suicídio (GASS), que pretende atender tanto aqueles que tentaram se matar e não conseguiram, como os familiares e amigos deles.

O Grupo de Apoio tem por objetivo facilitar a troca de experiências e apoio emocional, permitindo a conversa aberta e anônima de pessoas que vivenciaram situações semelhantes. Esse modelo permite um ganho de qualidade de vida dos participantes e a busca do equilíbrio emocional e mental, mas não elimina a necessidade do acompanhamento de profissionais da saúde.