Com inflamação na bexiga, paciente luta por atendimento ginecológico em Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/02/2019 às 17:17
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:17
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

“Estava com muita dor, não conseguia urinar. Não sabia mais o que fazer”. Este é o relato de Selma Regina da Silva Araújo, moradora do Parque São Bento, que tentou atendimento ginecológico em unidades de saúde de Sorocaba. Após procurar o atendimento de emergência na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque São Bento, a paciente foi atendida de forma improvisada na Santa Casa, diagnosticada com inflamação na bexiga, foi medicada e já passa bem.

Ela conta que há dias sofria de dores quando tentava urinar e, por isso, procurou unidades de emergência. “Fui na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden e fui atendida por um clínico geral. A princípio eu teria uma infecção urinária, mas ele suspeitou de vaginose e me deu encaminhamento para um ginecologista”, lembra ela.

Para tentar resolver o problema, Selma foi até a UBS do Parque São Bento, já que é moradora do bairro, mas não conseguiu atendimento. “Fui até lá no fim da manhã e fui informada de que não conseguiria atendimento, porque o atendimento sem hora marcada seria feito apenas para gestantes. Só havia uma ginecologista”, conta.

Selma, ainda, afirma ter mostrado a guia de encaminhamento, mas ainda assim foi orientada a agendar uma consulta. “A enfermeira me falou que a ginecologista já tinha ido embora, e que não tinha clínico geral. Ela só me falou que eu poderia tentar um encaixe”. Segundo a paciente, o atendimento na unidade foi solicitado por volta das 11h30.

Uma consulta foi agendada para ela, com um clínico geral, para o dia 15 de março. “O atendimento foi ruim. Não me orientaram direito. Perguntei onde estava o Ônibus Rosa, e me falaram que estava no estacionamento de um supermercado na Zona Norte, mas não estava”. Ela conta que é cardiopata e aguarda o recebimento de um marca-passo. “Na UBS, nem aferiram a minha pressão. Como eu ando com um aparelho dentro da bolsa, eu mesmo aferi e estava 17 por 10”, afirma.

Para tentar uma solução, Selma decidiu ir até a Santa Casa. Lá, um médico da maternidade a atendeu. “Não era a atribuição dele, mas me atendeu gentilmente. Tive que esperar uma cesárea, mas ele me medicou, disse que sofro, na verdade, de uma inflamação na bexiga, e me orientou a procurar uma urologista”, conta.

 

Resposta

A Secretaria de Saúde (SES) foi questionada a respeito do atendimento prestado. De acordo com nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação e Eventos (SECOM), 53 ginecologistas estão divididos pelas 32 UBS do munícipio e a Policlínica, “com base em alguns critérios como: demanda e necessidade de cada território, população SUS dependente, vulnerabilidade, população local de mulheres, número de gestantes, entre outros”.

No caso da UBS no Parque São Bento, a Prefeitura informou que tem dois profissionais no local, e que cada unidade tem uma demanda para o atendimento ginecológico eletivo e para pré-natal. “Todas as urgências são priorizadas e direcionadas para os serviços de referência. Consultas de pré-natal seguem cronograma definido em protocolo municipal de atendimento. Consultas ginecológicas, além do agendamento com ginecologista, podem ser realizadas pelo profissional enfermeiro no mesmo dia (que é capacitado inclusive para prescrever tratamentos de acordo com o previsto no protocolo municipal de Atenção à Saúde da Mulher)”, informa.

Já sobre a fila de espera, a Prefeitura informou que o atendimento eletivo da ginecologia tem atendimento para março, e de gestantes para fevereiro. Nos últimos três meses, a Ouvidoria do munícipio recebeu 249 manifestações, envolvendo elogios, sugestões e reclamações, sobre as 32 UBS. No mesmo período, seis manifestações foram sobre a unidade do Parque São Bento.