Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/01/2015 às 20:05
  • Atualizado 30/09/2022 às 20:05
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ação é voltada apenas para os grupos de risco. SES aguarda confirmação do Estado quanto a uma possível prorrogação do prazo

 

Termina nesta terça-feira (31) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), está no aguardo da Secretaria Estadual da Saúde para possível nova prorrogação do prazo final, bem como quanto à possibilidade de ampliar o atendimento a outra parcela da população.

De acordo com a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES, Renata Guida Caldeira, a vacinação continua nesta terça-feira para todos os grupos de risco priorizados pelo Ministério da Saúde. “Solicitamos que as gestantes aproveitem esse último dia de vacinação, para receber a dose. Há vacinas e esperamos que a procura aumente nesse último dia, tendo em vista que somente um grupo atingiu os 80% do público-alvo”, ressalta.

Ela se refere ao grupo das gestantes. Das 6.820 grávidas esperadas, 4.523 (66,32%) receberam a dose. Renata explica ainda que esse grupo sempre é o último a atingir a meta, pois muitas delas têm medo de tomar a vacina, por receio de efeitos colaterais. “isso é um boato”, garante a chefe da DVE/SES.

No geral, o município imunizou 94,80% da população que integra os grupos de risco, ou seja, 119.852, das 126.423 pessoas previstas já estão protegidas contra o vírus Influenza, conforme dados da última prévia da campanha, divulgada no dia 25 de maio.

Além das gestantes, podem receber a dose contra a gripe, disponível nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; mães que acabaram de ter bebê; adultos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais. A campanha ainda atende a portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, desde que comprovada a situação.