Ar-condicionado do centro cirúrgico da Santa Casa está quebrado, mas Prefeitura nega interrupção em cirurgias

Ar-condicionado do centro cirúrgico da Santa Casa está quebrado, mas Prefeitura nega interrupção em cirurgias Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/10/2015 às 21:39
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba confirmou nesta sexta-feira (9) que o ar-condicionado do centro cirúrgico da Santa Casa da cidade está quebrado, mas negou que cirurgias na unidade de saúde tenham sido canceladas.

“De acordo com a CGE (Comissão de Gestão de Emergência) da Santa Casa de Sorocaba, o equipamento de condicionamento de ar do Centro Cirúrgico apresentou defeito em seu funcionamento”, afirma a municipalidade.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, informações das empresas cotadas para fazer a manutenção corretiva, o prazo varia de 30 a 45 dias. “Nenhuma cirurgia deixou de ser realizada por esse motivo”, enfatiza.

A informação de que o equipamento não estava funcionando foi feita nesta quinta-feira (8) para o vereador Marinho Marte (PPS). “O aparelho está quebrado há dias e não tem como usar em cirurgias”, disse. “Pior do que isso é a informação de que o ar-condicionado não tem conserto. Não se pode admitir que uma instituição como a Santa Casa deixe de operar várias pessoas pelo não funcionamento do ar-condicionado. Quem paga o pato é o doente que precisa da cirurgia”, alega. Marinho Marte também falou sobre possíveis cirurgias canceladas. “Logicamente que sim, porque com ou sem o ar funcionado, os médicos deixam de fazer as cirurgias”, termina.

 

Multa

O Diário Oficial publicou na quinta-feira (8) que a Prefeitura de Sorocaba foi multada em 80 UFESPs (R$ 1.700,00) pela Vigilância Sanitária. O endereço descrito no auto de infração é o mesmo onde funciona a Santa Casa. O órgão e a Prefeitura de Sorocaba foram questionados na mesma data sobre quais irregularidades foram detectadas no local para que a multa fosse gerada.  A informação não foi repassada até a publicação da reportagem.