Ítalo Moreira é o primeiro vereador da história de Sorocaba a atingir 5 mil proposituras e 111 projetos aprovados no primeiro mandato

Ítalo Moreira é o primeiro vereador da história de Sorocaba a atingir 5 mil proposituras e 111 projetos aprovados no primeiro mandato Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 27/12/2023 às 17:39
  • Atualizado 27/12/2023 às 17:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Vereador Ítalo Moreira alcançou uma marca histórica em Sorocaba ao se tornar o primeiro parlamentar da cidade a apresentar 5000 proposituras durante o seu primeiro mandato. Essa conquista notável destaca o comprometimento do vereador em atender às necessidades e demandas da comunidade, superando expectativas e fazendo história na política local.

Dentre as 5000 proposituras, 111 projetos apresentados por Ítalo Moreira foram aprovados, demonstrando a eficácia e relevância de suas iniciativas legislativas,  inclusive por conta desse trabalho, onde em sua maioria projetos voltados para liberdade econômica, empreendedorismo, transparência, combate a corrupção, desburocratização, em prol dos motoristas de aplicativos e outros temas importantes, refletindo a abrangência do trabalho do vereador em prol do desenvolvimento de Sorocaba, o vereador recebeu várias honrarias e prêmios, inclusive foi homenageado pelo Governo do Estado de São Paulo com o “Colar Ibrahim de Almeida Nobre – Tribuno da Revolução Paulista”. A homenagem foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas por meio do Decreto nº 67.887, de 17 de agosto de 2023, com base em manifestação do Conselho Estadual da Ordem do Ipiranga, responsável pela outorga da honraria.

O vereador recebeu a homenagem ao lado da presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, e do seu ex-chefe de gabinete e atual secretário executivo de São Paulo, Lucas Gandolfe, pelos serviços relevantes prestados ao Estado de São Paulo.

A homenagem se deve ao trabalho desenvolvido pelo vereador Ítalo Moreira na construção de projetos de lei e outras iniciativas benéficas para os empreendedores, notadamente leis voltadas para a inovação e a tecnologia. O vereador é autor da Lei de Liberdade Econômica, do Marco Legal de Startups, da Lei do 5G, da Leis de Isenções para o segmento de tecnologia e inovação, do Estatuto de Desburocratização, e de Leis de “Revogaço”, com a revogação de centenas de normas inúteis e obsoletas, entre outras.

O principal foco do vereador é defender a liberdade econômica daqueles que buscam empreender com inovação e tecnologia em Sorocaba, e, consequentemente, produzem riquezas financeiras e empregos aos cidadãos sorocabanos. Por isso, é o autor da Lei de Liberdade Econômica na cidade, bem como aprovou a Lei das Startups, Lei do 5G, Desburocratização de Poda de Árvore, Projeto Jovens Empreendedores, “Revogaço” de centenas de leis inúteis e ociosas, e outras inúmeras legislações em defesa desta importante pauta política, em especial para o período pós-pandemia e de crise econômica, objetivando a retomada dos empregos, do desenvolvimento econômico e prosperidade de Sorocaba.

 

O combate à corrupção também teve foco no mandato do vereador Ítalo, destacando-se o “Seguro Anticorrupção”, protocolado pelo edil no seu primeiro dia de mandato. Medidas focadas em transparência nas licitações tiveram relevante destaque, em especial a que traz mais luz aos contratos de merenda escolar, em resposta ao antigo “escândalo da merenda”, de poucos anos atrás, bem como a que determina a gravação dos certames, registrando cada passo de todo o processo pelos agentes públicos além de outros mais de 20 projetos com a temática de combate a corrupção, o vereador tem foco no combate aos privilégios não usando verba de gabinete. Votou contra o aumento de cargos de indicação política na prefeitura, contra o aumento salarial dos vereadores, contra o aumento do número de vereadores  e apresentou um projeto que proíbe nomeação de parentes de vereadores em cargos políticos no executivo.

Além dos projetos aprovados, Ítalo Moreira também se destacou pela fiscalização rigorosa do poder executivo. Foram realizados 808 requerimentos de fiscalização, muitos quais tiveram destaque na imprensa local, evidenciando o compromisso do vereador em assegurar a transparência e o correto emprego dos recursos públicos. Essa postura ativa e fiscalizatória contribui para a eficiência da gestão pública na cidade.

O vereador apresentou mais de 4000 indicações, cobrando e sugerindo melhorias diretamente ao poder executivo, o que chama atenção não é apenas a quantidade, mas é a qualidade destas indicações, como por exemplo, graças a uma indicação e cobrança do Vereador Ítalo Moreira, Prefeitura destrava recurso de R$ 56 milhões do FNDE, que quase foi perdido e obras de creches são iniciadas em Sorocaba. Diante disso, Ítalo finaliza dizendo que, “o desbloqueio de recursos foi fundamental para o início de diversas obras de escolas e creches na cidade de Sorocaba, como a tão sonhada creche nos bairros Jardim Santo Amaro e Parque São Bento, além de mais de uma dezena de obras previstas para outras regiões como o Jardim Monterrey, Jardim Villagio Milano, Jardim Santa Rosa, Julio de Mesquita, Jardim Ana Maria, Vila Almeida, Jardim Alpes de Sorocaba, Éden, Jardim Maria do Carmo, dentre outras”. Essas indicações são instrumentos valiosos para a comunicação entre o legislativo e o executivo, buscando a implementação de soluções para os desafios enfrentados pela população sorocabana. Além disso, o vereador Ítalo Moreira tem mais de 15 mil ofícios referentes a zeladoria e outras demandas.

Ítalo Moreira, ao comentar sobre essa conquista histórica, destacou a importância de representar efetivamente os anseios da comunidade. "Estou honrado em ser o primeiro vereador de Sorocaba a atingir essa marca significativa, ainda no primeiro mandato. Essa conquista não é apenas minha, mas da nossa equipe que trabalha muito e de todos que acreditam em um mandato ativo e comprometido com o bem-estar da nossa cidade", afirmou o vereador.

O feito de Ítalo Moreira não apenas faz história em Sorocaba, mas também serve como inspiração para futuras gerações de representantes públicos. Sua dedicação em apresentar propostas relevantes, fiscalizar com rigor e buscar constantemente melhorias para a cidade destaca o papel fundamental do legislativo no processo de construção de uma comunidade mais próspera e justa.