Impacto das ações sociais e sindicais do SMetal são destaque em homenagem

Evento na Câmara de Vereadores homenageou os 70 anos do Sindicato, comemorado na última sexta-feira

Impacto das ações sociais e sindicais do SMetal são destaque em homenagem Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 16/04/2024 às 18:45
  • Atualizado 16/04/2024 às 18:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) foi marcada pelo impacto das ações sociais e sindicais da entidade na região de Sorocaba.

A atividade foi realizada na data da fundação do Sindicato, na sexta-feira, 12, na Câmara de Vereadores e teve a participação de lideranças sindicais e populares, além de figuras que fizeram parte da história do SMetal.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, afirma que é uma honra fazer parte deste momento e que, apesar de tentativas de golpe e retrocessos nos direitos da classe trabalhadora, o Sindicato resistiu e segue sendo uma das principais entidades que promove a defesa da democracia.

"É um privilégio estar à frente da entidade. Não foi fácil chegar até aqui, mas quando estamos dispostos a nos entregar, inclusive enquanto militantes, e fazer o que a gente ama, as chances de dar certo são grandes", ressalta.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, também metalúrgico, enviou uma saudação por meio de vídeo, no qual parabenizou o SMetal que, segundo ele, é um sindicato que tem responsabilidade com a categoria.

"[O SMetal] representa de forma magnífica essa categoria tão importante para a vida de Sorocaba e região, para o estado de São Paulo e para o Brasil. Os sindicatos têm um papel fundamental no desenvolvimento do nosso país, com geração de empregos de qualidade e capacitação profissional", ressalta.
 

Sessão solene
O evento contou com as apresentações musicais que resgataram canções em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores, com performances da dupla Paula Cavalciuk, ex-metalúrgica, e Bruno Cavalcante, além das artistas Rosa Paiva, filha de trabalhador metalúrgico, e Yolanda Oliva.

O vereador Francisco França (PT), que convocou e sediou a sessão, destaca que constroi relações com o SMetal desde 1986.

"O SMetal é, sem dúvida, o maior sindicato de trabalhadores da nossa região. [...] Um movimento sindical que realmente representa os trabalhadores", afirma o vereador.

Durante a sessão, foram homenageadas figuras históricas do SMetal, por mandatos: José Carlos Pereira (Peleguinho) pela gestão de 1983 a 1986; Hamilton Pereira, pelo mandato de 1986 a 1989; Marco de Oliveira (Marcão) estava na diretoria de 1989 a 1992; Roseli Belarmino estava em mandato de 1992 a 1995; Ademilson Terto da Silva pela gestão de 1995 a 1998; Celso Zalla estava na diretoria de 1998 a 2002; Cláudio de Farias (Kuruca) pelo mandato de 2002 a 2005; João Vasques esteve na diretoria de 2005 a 2008; Clodoaldo Garrote pela gestão de 2008 a 2011;  Ailton da Silva (Madruga) esteve no sindicato de 2011 a 2014; João da Silva (Mineiro) esteve no mandato de 2014 a 2017; Cleriston dos Santos (Pastor) esteve na diretoria de 2017 a 2021 e Sílvio Luiz Ferreira (Silvinho), atual secretário-geral da entidade.

Estiveram na mesa principal e fizeram falas de saudação o presidente do SMetal, Leandro Soares; Meire Ellen Rodrigues, assistente social do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS); Raimundo Suzart, presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP); Loricardo de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT); Erick Silva, presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP); Paulo Dias, ex-vereador e assessor do deputado estadual Barba e Iara Bernardi, vereadora pelo PT.

Nova página
Leandro ainda ressalta que quando há diretores e uma categoria empenhados, a luta é sempre vencedora.

"Podem esperar de nós o mesmo empenho e disposição de sempre. Estaremos sempre lutando pelos direitos da categoria e fazendo com que essa revolução industrial que temos para enfrentar venha acompanhada de formação e qualificação, fazendo com que esses avanços sejam revertidos em benefícios e direitos para os trabalhadores", afirma Leandro.