Ex-vereador e líder sindical é homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano

Ex-vereador e líder sindical é homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/04/2018 às 10:53
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:53
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A homenagem a Izídio de Brito Correia foi uma iniciativa do vereador Francisco França (PT) e foi concedida em sessão solene na Câmara Municipal

 

Mais fotos da sessão solene: https://goo.gl/DdVGwV

Vídeo com a íntegra da sessão solene: https://youtu.be/b-dsna9WpC0

 

Com o plenário e a galeria da Casa lotados, o ex-vereador e líder sindical Izídio de Brito Correia foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal na noite de sexta-feira, 20 de abril, por iniciativa do vereador Francisco França (PT), que ressaltou os relevantes serviços prestados ao município pelo ex-vereador, que exerceu dois mandatos na Casa, eleito em 2008 e reeleito em 2012, sendo atualmente primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores.

 

Além de Francisco França, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: vereadora Iara Bernardi (PT); ex-deputado estadual Hamilton Pereira (PT); ex-vereador Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio Sorocaba I (PR), que foi presidente da Câmara Municipal; advogada Érica Mendes, presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB Sorocaba; e Leandro Cândido Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. O evento contou com apresentações musicais da cantora Marcia Mah.

 

Todos os componentes da mesa de honra discursaram ressaltando o trabalho do homenageado, que também foi objeto de depoimentos gravados em vídeo, ressaltando a importância de sua atuação política e sindical. Em seu discurso de saudação a Izídio de Brito, Francisco França falou da trajetória sindical do homenageado e de seu trabalho como vereador.

 

Izídio de Brito Correia nasceu num sítio de Coronel Goulart, distrito da cidade paulista de Álvares Machado, em 25 de fevereiro de 1961. Filho de meeiros, desde cedo ajudou os pais na lavoura. Em 1978, fez curso de torneiro-mecânico no Senai de Presidente Prudente e, no ano seguinte, foi para São Paulo, onde trabalhou como ajudante de manutenção e ferramenteiro.

 

Em 1982, foi chamado para trabalhar na Metalac, como operador de máquina, e mudou-se para Sorocaba, sendo logo promovido a preparador de máquina. Em 1984, aos 23 anos, participou de sua primeira greve. Quatro anos depois, foi o trabalhador mais votado para integrar a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Em seguida, passou a fazer parte da Comissão de Fábrica. Em 1992, passou a integrar a diretoria do sindicato, dedicando-se integralmente a entidade a partir de 1995.

 

Em 1998 foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, entidade que representa cerca de 36 mil trabalhadores somente em Sorocaba. Foi eleito e reeleito para quatro mandatos consecutivos. Em 2009, abriu mão da presidência do sindicato para dedicar-se ao mandato de vereador em Sorocaba, para o qual fora eleito em 2008. Foi reeleito vereador em 2012 e atualmente é o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores.

 

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET e Canal 9 da Vivo) e pode ser vista na íntegra no seguinte endereço: https://youtu.be/b-dsna9WpC0.