Ao som de “tocando em frente”, vereador Tonão deixa a Câmara de Sorocaba

Ao som de “tocando em frente”, vereador Tonão deixa a Câmara de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/12/2016 às 10:53
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:53
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A emoção tomou conta da Câmara Municipal de Sorocaba nesta quinta-feira (15). Foi a despedida de grande parte de vereadores da Casa, entre eles, Antonio Carlos Silvano, o Tonão (SDD), que deixa seu filho Silvano Junior como vereador eleito. Tonão foi elogiado por todos os vereadores presentes e até pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Ao som de “tocando em frente”, composição de Almir Sater e Renato Teixeira, e interpretado por Almir Sater e por Daniel, Tonão se emocionou por várias vezes durante um vídeo que mostrava sua trajetória. Tonão, ao lado do filho, chorou por várias vezes. Ele está no seu 6º mandato.

 

Yabiku

O vereador Moko Yabiku (SDB) também participou de última sessão na Câmara de Sorocaba. Ele também deixa a vida pública. Yabiku também foi homenageado pelos colegas vereadores com um vídeo que mostrava a sua trajetória.

 

Saem mais ficam

Saem da Câmara, mas devem se dedicar a política vários vereadores. É caso, por exemplo, de Carlos Leite (PT), Izídio de Brito (PT) e Hélio Godoy (PRB). Jessé Loures (PV), que não se elegeu, Marinho Marte (PPS), Francisco Martinez (PSDB) e José Crespo (DEM), eleito prefeito, saem para atuar no Executivo.

 

Homenagem para o gabinete

Após doze anos de trabalhos no Legislativo de Sorocaba, Gervino Claudio Gonçalves, o Claudio do Sorocaba I (PR), que preferiu concorrer a vice-prefeito na chapa encabeçado por João Leandro (PSDB), deixa a Câmara no fim do mês. Com isso, todo o gabinete do vereador recebeu uma homenagem do vereador na terça-feira (13). Carlos Garbo, diretor de comunicação da Casa, também foi homenageado.

 

Esqueceram de mim

O antigo PTN, atual Podemos, conforme mudança estatutária formalizada na sexta-feira (9), está reclamando o esquecimento de Crespo na partilha das secretarias. Integrantes do partido reclamam que outras siglas como PV, que nem fizeram cadeira na Câmara, conquistaram pastas e o partido, que elegeu Fausto Peres, não. Vale ressaltar que o partido conquistou o 8º número de votos no primeiro turno das eleições.

 

Por que será?

A prefeitura de Sorocaba revogou três decretos de 2015 que regulamentavam o acesso a informações na cidade. Os decretos obedecem lei federal. Para isso, a Prefeitura de Sorocaba publicou um novo decreto, fazendo nova regulamentação sobre o atendimento, incluindo as pessoas e os departamentos envolvidos.

 

Dengue

A Lei Municipal nº 11.335, de 02 de junho deste ano, que trata sobre a divulgação compulsória, por parte da Prefeitura de Sorocaba, dos casos de dengue registrados no município, destacados por região, foi julgada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A decisão foi tomada  no final do mês passado.

 

Onde está o Wally?

Os vereadores eleitos que eram presença constante na Câmara de Sorocaba antes e depois das eleições sumiram. A ausência mais evidente fica por conta de Péricles Régis e Hudson Pessini, ambos do PMDB. A ressalva fica por conta de Fausto Peres (Podemos).

 

É Oliveira

Corrigindo: Na edição de sexta-feira (9) do Z Norte, em reportagem que tratava de inquéritos e vídeos sobre o futuro secretario de cultura Werinton Kermes, erroneamente, o nome do futuro secretário de comunicação Eloy de Oliveira foi publicado como Eloy de Almeida.