Aplicativo inteligente faz chamadas telefônicas para pessoas com deficiência auditiva.

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/12/2018 às 16:30
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:30
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Ainda em fase de teste o “Pedius” pode se tornar um grande aliado. PEDIUS, AGORA AINDA MAIS ACESSÍVEL, LANÇA VERSÃO PARA NAVEGADORES DE INTERNET

Pedius, o aplicativo que possibilita ligações de surdos para ouvintes, lança sua versão beta para web e convida as pessoas com deficiência auditiva a testarem gratuitamente a novidade!

foto-divulgação

São Paulo, 13 de dezembro de 2018 – Atualmente, cerca de 5,1% da população brasileira (cerca de 10 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência auditiva e enfrentam barreiras diárias para acessar serviços, desenvolverem-se como cidadãos, ou apenas comunicarem-se com a sua família. Pedius permite que surdos e pessoas com perda auditiva façam chamadas telefônicas e executem tarefas diárias para as quais não é possível enviar mensagens. Com ele é possível, por exemplo, ligar para os amigos, marcar uma consulta médica, e solicitar a visita de um prestador de serviços. Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E, para que o serviço seja ainda mais acessível, Pedius está lançando sua versão web para Windows e macOS, que já pode ser utilizada em praticamente todos os navegadores de internet. Com esse lançamento, a chamada pode ser feita via navegador, em uma tela e teclado maiores que o celular. Dessa forma, Pedius garante acessibilidade para os surdos que tem mais facilidade em utilizar o computador do que o celular e também para os que não possuem um smartphone.

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As chamadas são feitas em tempo real, com tecnologias avançadas de síntese e reconhecimento vocal. O usuário Pedius precisa somente fazer a chamada pelo aplicativo (via celular ou web), enquanto o destinatário ouvinte recebe uma chamada telefônica tradicional. Pedius aborda uma necessidade humana que antes não era suprida -autonomia- ao colocar em pé de igualdade e empoderar a pessoa com deficiência auditiva. Tem como missão tornar os telefonemas e a comunicação básica mais acessível e inclusiva.

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Seguindo um dos princípios das pessoas com deficiências “nada para nós sem nós”, Pedius quer ouvir opiniões, críticas e sugestões sobre o aplicativo para que, em colaboração com a comunidade surda, possa aprimorar seu serviço e torná-lo cada vez mais útil a seus usuários. Para isso, oferece 20 minutos grátis todos os meses a todos que se cadastrarem. Comentários e feedbacks podem ser enviados para info@pedius.org
A versão beta de Pedius para navegadores pode ser acessada em https://web.pedius.org/ e esse tutorial explica, de forma simples, a utilização do serviço: https://youtu. be/EMgO8DKI6H0
Sobre Pedius

Pedius nasceu na Itália em 2013 e, desde o seu lançamento, se expandiu para outros países: Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, França, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Suiça. No total, conta hoje com mais de 22.000 usuários em 11 países e está chegando à China e Alemanha. Até o momento já foram realizadas mais de 170 mil chamadas, em 7 idiomas diferentes.

Nos últimos anos, Pedius também estabeleceu parcerias com serviços públicos e grandes empresas que tornaram os seus call centers e serviços acessíveis à comunidade surda (como o banco BNL – BNP Paribas, assistência rodoviária AXA, telecomunicações TIM e Grupo Enel). Também oferece serviços específicos para inclusão laboral que possibilitam a integração e a comunicação no local de trabalho (como a ativação de conference calls e transcrição em legendas em tempo real).

Saiba mais em: www.pedius.org