Prefeitura inicia construção de travessia sobre córrego para interligar bairros Wanel Ville e Villágio Torino

Prefeitura inicia construção de travessia sobre córrego para interligar bairros Wanel Ville e Villágio Torino Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 12/04/2024 às 19:26
  • Atualizado 12/04/2024 às 19:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba iniciou, nesta sexta-feira (4), as obras de construção de uma travessia sobre córrego, para interligar os bairros Wanel Ville e Villágio Torino, na Zona Oeste da cidade. A intervenção faz parte do conjunto de ações do programa “Sorocaba Tem Pressa”, uma iniciativa criada em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e iniciar novos empreendimentos nessa área.

A obra, que ligará as ruas Walter Lacava e Nelson Juliano, será executada pela Obragen Engenharia e Construções Ltda., empresa contratada após vencer processo de licitação. O prazo de entrega é de até seis meses. O investimento total será de R$ 4.901.700,14, a partir de financiamento do Fonplata – Banco de Desenvolvimento.

Após a conclusão, o novo trecho do viário contará com pista de rolamento, calçadas, rede de drenagem, sinalização e iluminação com sistema em LED. O gerenciamento de toda a obra caberá à equipe do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead).

Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob) essa intervenção é uma demanda antiga de munícipes, vereadores e representantes de bairros, que entendem ser de grande benefício à população, devido à expansão urbana e o crescente número de veículos circulando por essa região.

Isso porque, a exemplo das outras travessias entre bairros, a construção da travessia vai integrar duas localidades e evitar deslocamentos extensos, como forma de dar mais fluidez ao trânsito nos principais corredores viários da cidade nessa região da cidade. Atualmente, no local, não há sequer passarela de pedestre sobre o córrego.

Sorocaba tem Pressa

Os investimentos no “Sorocaba Tem Pressa” são realizados por meio de financiamentos previamente aprovados pela Câmara Municipal junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), ao Fonplata – Banco de Desenvolvimento e ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que podem chegar a US$ 126 milhões, além de parcerias com a inciativa privada e emendas parlamentares ou com recursos próprios da Administração Municipal.

No total, o programa abrange mais de 35 iniciativas, atendendo a todas as regiões da cidade, das quais mais de 10 já foram concluídas e outras estão em andamento avançado, como, por exemplo, a duplicação e pavimentação das Avenidas Três de Março e Pereira da Fonseca, a interligação viária entre os Jardins Paulista e São Guilherme, além de obras de requalificação asfáltica em todas as regiões da cidade.