Parque Tecnológico de Sorocaba assina acordo de cooperação com o maior Parque Tecnológico da Rússia e Europa Oriental

O Centro de Inovação Skolkovo está localizado a cerca de 15 quilômetros da capital Moscou e abriga cerca de 400 empresas

Parque Tecnológico de Sorocaba assina acordo de cooperação com o maior Parque Tecnológico da Rússia e Europa Oriental Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 16/04/2024 às 12:01
  • Atualizado 16/04/2024 às 12:01
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) assinou um termo de cooperação técnica com o Centro de Inovação Skolkovo, mantido pela Fundação Skolkovo, sendo considerado o maior Parque Tecnológico da Rússia e da Europa Oriental. O acordo foi assinado no fim da tarde desta segunda-feira (15), durante visita da delegação russa ao PTS.

Entre os objetivos previstos no acordo estão o estabelecimento de uma cooperação ativa e de longo prazo entre as partes, em questões de interesse mútuo nas áreas de inovação e desenvolvimento empresarial, sobretudo nos segmentos de tecnologias inteligentes e tecnologias verdes, segurança alimentar, logística, tecnologias industriais e soluções inovadoras. O termo assinado prevê, ainda, identificar e promover oportunidades de participação conjunta em eventos, programas educacionais, fóruns de negócios e outros eventos que contribuam para o desenvolvimento do potencial humano e negócios de sucesso.

De acordo com a presidência do Parque Tecnológico de Sorocaba, o PTS pretende usar medidas disponíveis e viáveis para apoiar startups residentes em Skolkovo que desejam se expandir no mercado brasileiro. Por outro lado, também visa promover o nível de integração das empresas inovadoras brasileiras e russas na comunidade global de inovação, promovendo os recursos industriais internacionais uns dos outros e prestando serviços às empresas.

O termo de cooperação foi assinado pelo diretor-administrativo e financeiro do Parque Tecnológico de Sorocaba, Carlos Eduardo Marques, que na ocasião representou o presidente do PTS, e o vice-presidente de Desenvolvimento Regional e Internacional da Fundação Skolkovo, Saprykin Yuri Alexandrovich, que esteve acompanhado pela chefe de Projetos Internacionais da Fundação Skolkovo, Alena Frizen; pelo representante do escritório regional da Fundação Skolkovo na Índia, Mikhail Gusev, além do consultor da Representação Comercial da Rússia em São Paulo, Arslan Tsyrendorhiev.

Durante a visita, o gerente-administrativo da Agência Inova, gestora do PTS, Giuliano Gueratto, fez uma apresentação à comitiva russa de todo o ecossistema do PTS, incluindo um tour pelas dependências, incluindo o Laboratório de Experimentações em Tecnologia 4.0 (Labx 4.0). “Estamos impressionados com o Parque Tecnológico de Sorocaba e estamos confiantes de que essa cooperação trará muitos benefícios a ambos os ecossistemas, com a troca de experiências e também o apoio na resolução de problemas de interesse mútuo”, destacou Alena.

Parque Tecnológico de Skolkovo

A chefe de Projetos Internacionais da Fundação Skolkovo, Alena Frizen, explicou que o Parque Tecnológico de Skolkovo é o maior da Europa, localizado a cerca de 15 quilômetros de Moscou. Cobrindo uma área de cerca de 100 mil metros quadrados, oferece às empresas residentes um moderno espaço de escritórios, incluindo instalações de trabalho compartilhado, bem como laboratórios equipados para prototipagem rápida e testes.

Atualmente, o Parque russo abriga mais de 400 empresas que operam em uma ampla gama de setores tecnológicos, indo desde viagens espaciais privadas até agricultura de precisão e Medicina digital. A executiva destaca, ainda, que cerca de 2.500 empresas, incluindo subsidiárias de empresas estrangeiras localizadas em praticamente todas as regiões daquele país, possuem status de residência em Skolkovo.