Projeto ‘Lisoboxe nas escolas’ leva a vivência da modalidade para estudantes de Sorocaba

Projeto ‘Lisoboxe nas escolas’ leva a vivência da modalidade para estudantes de Sorocaba Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 07/11/2024 às 17:45
  • Atualizado 07/11/2024 às 17:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais (Lisoboxe), instituição esportiva parceira da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), levou, ao longo do mês de outubro, o Projeto “Lisoboxe nas escolas” à quatro instituições de ensino e de esportes da cidade, sendo elas: Fefiso (Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba), Escola Estadual “Francisco Eufrásio Monteiro”, Faculdade Athon – Anhembi Morumbi e Centro Esportivo Brigadeiro Tobias.

A primeira visita aconteceu no dia 16 de outubro, na Fefiso, com supervisão do instrutor Vitor Melo, acompanhado pelo atleta Gustavo Reis, que comandaram uma vivência de boxe com os alunos da disciplina de Lutas do professor Dr. Rodrigo Paiva. Cerca de 160 estudantes participaram da dinâmica ao longo do dia, divididos entre os períodos da manhã e da noite.

A programação teve início com uma breve apresentação da cultura esportiva da modalidade, a história do boxe mundial e nacional, bem com o objetivo da Lisoboxe. No segundo momento da vivência esportiva, os alunos aprenderam os fundamentos técnicos básicos do boxe, como posição de combate, golpes retos e deslocamentos de perna. Já no terceiro momento de exibição esportiva, atletas da equipe realizaram uma escola de combate livre, exibindo suas habilidades técnicas e táticas.

 

Posteriormente, no dia 24 de outubro, foi a vez da escola Estadual “Francisco Eufrásio Monteiro” receber a equipe Lisoboxe e vivenciar o projeto. Neste dia, a equipe atendeu 112 adolescentes do 1° ao 3° ano do Ensino Médio.

As ações de outubro finalizaram no dia 26, na Faculdade Athon Anhembi Morumbi, onde os instrutores de Boxe, Marcus Bavaresco e Laryssa Galdino, atenderam 20 pessoas. O Boxe foi uma das atividades oferecidas pela instituição antes da prova do Concurso de Bolsas para 2025, com o objetivo de aliviar a tensão dos vestibulandos.

Por fim, no mesmo dia (26), a equipe levou o projeto para a Festa do Dia das Crianças – Sorriso de Criança, no Centro Esportivo de Brigadeiro Tobias (atualmente, um dos núcleos do Projeto Social “Boxe: Uma Luz para o Futuro”). Na festa, os instrutores de boxe, Marcus Bavaresco e Gustavo Ribeiro, e o atleta Rafael Gomes, realizaram a prática de boxe com 22 pessoas, sendo a maioria crianças e adolescentes.