Projeto de educação ambiental “Rio vai à Escola” tem sequência neste ano com programação iniciada no CEI-11

Projeto de educação ambiental “Rio vai à Escola” tem sequência neste ano com programação iniciada no CEI-11 Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 17/04/2024 às 18:24
  • Atualizado 17/04/2024 às 18:24
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O êxito do projeto “Rio vai à Escola”, voltado à educação ambiental, justificou a elaboração de uma lista de espera entre as escolas interessadas em participar do projeto, desde o ano passado. Agora, em 2024, essas escolas começaram a ser atendidas e uma das primeiras a receber o projeto é o Centro de Educação Infantil (CEI) 11, localizado no Jardim Belmejo, para turmas de manhã e tarde, do Pré I e Pré III, com alunos entre quatro e cinco anos.

O objetivo foi apresentar a esses estudantes a biodiversidade do Rio Sorocaba e sensibilizá-los sobre a importância da conservação dos recursos hídricos da cidade.

A iniciativa de Educação Ambiental é realizada, durante o ano todo, pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com suas equipes de educadores ambientais.

A partir da metodologia escolhida, de simulação do Rio Sorocaba e utilização da técnica de contação de história, foi falado sobre as condições atuais do rio, sobre o potencial de degradação, com poluentes comuns no dia a dia das cidades, como por exemplo, o despejo de óleo de cozinha na pia ou descarte irregular de lixo nas ruas, que acaba sendo levado pelas galerias até o curso d’água e poluindo. “As crianças ficam impactadas quando mostramos tudo isso. Mas abordamos também a beleza do rio, com suas aves, peixes e outros animais que habitam esse ambiente. Elas entendem tudo isso e descobrem como é possível contribuir para manter o rio e a natureza preservadas, apenas com pequenas ações do cotidiano. Então, nossa mensagem é deixar claro como eles podem ajudar a cuidar dos rios”, relata a coordenadora do Parque da Água Vermelha, Viviane Rachid.

Durante a ação, os alunos conheceram alguns peixes que habitam o Rio Sorocaba, quando puderam fazer o manuseio de espécies fixadas em solução (para manutenção de sua forma original), como o mandi e o barrigudinho e, utilizando uma lupa, observar suas estruturas e aprender sobre suas principais características, além de observar aves, como o biguá e a garça. Por fim, ganharam uma pintura corporal, nos braços, com o desenho de um peixe. “É uma experiência muito positiva e que está sendo muito bem acolhida pelas escolas, com o apoio da Secretaria da Educação (Sedu). Então, vemos que há sempre muita alegria em participar do projeto”, conclui Viviane.

Entre as próximas escolas agendadas estão o CEI-17, no dia 24 de abril; e o CEI-09, nos dias 8 e 15 de maio.

Mais informações sobre o projeto “Rio vai à Escola” podem ser obtidas pelo e-mail: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219.2280.