Prefeitura entrega creche no Parque Ouro Fino em tempo recorde

Prefeitura entrega creche no Parque Ouro Fino em tempo recorde Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/04/2015 às 19:38
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:38
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Nova unidade atenderá a noventa crianças

 

Em tempo recorde, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (SES), inaugurou nesta quarta-feira (dia 1 º) o Centro de Educação Infantil (CEI) 108 “Antonio Bengla Mestre”, no Parque Ouro Fino.

O CEI 108 é a 15ª unidade do tipo entregue no atual governo do prefeito Antonio Carlos Pannunzio. São noventa vagas para serem somadas às 1.825 já criadas desde o início de 2013. “São quinze creches, mas este é o 20º prédio educacional inaugurado no período. É um trabalho de produção e os méritos também desta vez são da equipe da Sedu, que não deixa o processo esfriar na escrivaninha e conseguiu agilizar essa obra”, aponta o secretário de Educação José Simões.

Desde a autorização para início da obra até a entrega da unidade se passaram dez meses, quando normalmente esse prazo demora em média dois anos, principalmente em razão dos trâmites burocráticos que precisam ser seguidos em cumprimento à legislação federal que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos (nº 8.666/1993).

O novo imóvel, de 798,87 m², foi construído num terreno de 2.030,65 m², tem quatro classes de alunos (01 de berçário, 01 creche I, 01 creche II e 01 creche III) que estudam em período integral, das 7h às 17h. O CEI 108 está localizado na Rua José de Andrade, nº 10, ao lado do CEI 36 “Dra. Abney Medeiros Carneiro”. E foram os alunos da pré-escola desta última unidade que deram exemplo de cidadania e engajamento ao abrir a solenidade de inauguração do CEI 108 cantando uma paródia da música “Peixe Vivo”, alertando sobre a importância da prevenção à dengue.

Pannunzio destaca que a funcionalidade é a marca principal do prédio do CEI 108, com amplas instalações, e que a primeira infância é a base para a formação do ser humano como cidadão. “A entrega de uma escola nova é a coisa mais importante que um prefeito pode fazer. Não tem nada mais importante do que cuidar da Educação e Saúde. Se eu puder fazer grandes obras em concreto, vou fazer. Se não puder, vou atender meu povo e isso estamos fazendo aqui.”

A diretora da unidade, Rosemary Serrão de Oliveira, concorda e diz que uma equipe profissional completa o quadro na garantia de um atendimento de qualidade às crianças de 2 a 3 anos, público-alvo da unidade.

O metalúrgico Denilson Dias Corrêa, 42 anos, mora no bairro Wanel Ville e aproveitou o dia de folga para buscar na creche a filha Sofia, de 2 anos de idade, e ainda participou da solenidade de inauguração. “Além de ser uma escola novinha, a equipe que trabalha aqui é muito atenciosa.”

O secretário Simões acrescenta que “a entrega de mais um prédio significa uma forma de empoderamento desta região da cidade diante do desafio que é educar hoje no País”. As aulas no CEI 108 começaram no dia 9 de fevereiro e se intensificaram desde a última semana, com a chegada de mais setenta crianças, a partir do preenchimento de vagas com base nos inscritos no Cadastro Único Municipal (CUM).

 

Mais creches

Para este mês, a Sedu confirmou a inauguração de mais duas creches.  Uma delas é o CEI 92, no Parque Santa Esmeralda, com 136 vagas. A outra é o CEI 102, na Vila Barão, com mais 116 vagas, além de 71 em pré-escola e 74 para Ensino Fundamental. “Fico feliz de ter eventos positivos e mostrar que o governo está honrando os compromissos assumidos em fase de campanha, de inaugurar ainda mais creches que em comparação ao meu mandato anterior”, mencionou Pannunzio.

No atual mandato, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou outras catorze creches municipais: CEI 100 – Jardim Pacaembu, CEI 93 – Wanel Ville, CEI 98 – Jardim Tropical, CEI 03 – Jardim São Paulo, CEI 65 – Jardim Novo Mundo, CEI 97 – Jardim Piazza di Roma, CEI 96 – Ana Paula Eleutério, CEI 101 – Vila Formosa, CEI 104 – Morada das Flores (Aparecidinha), CEI 103 – Jardim Sorocaba Park, CEI 105 – Jardim Nova Ipanema, CEI 106 – Jardim São Guilherme, CEI 107 – Horto Florestal e CEI 27 (Novo prédio).  

Ao todo, foram criadas 1.825 novas vagas nestas unidades. Também foram entregues duas Oficinas do Saber (Éden e Herbert de Souza) e três escolas de Ensino Fundamental: “José Carlos Florenzano” (Jardim Santa Esmeralda), “Benedito Cleto” (Parque São Bento) e “Ronaldo Campos de Arruda” (Aparecidinha), esta última inaugurada também esta semana, na terça-feira (dia 31/03).

A Prefeitura ainda assumirá, com recursos próprios, a construção de oito creches que inicialmente estavam programadas para serem implantadas com recursos do Governo Federal. As novas unidades estarão localizadas na Vila Almeida, Cidade Jardim, Villágio Sola, Alpes de Sorocaba, Jardim Monterrey, Jardim Santa Rosa, Jardim Santo Amaro e Villágio Milano. Serão mais 600 vagas em creche e 480 em pré-escola, com previsão de entrega entre o final de 2016 e o início de 2017. Tem ainda outras nove creches, com um total de 1.057 vagas, numa parceira entre a Sedu e o Governo do Estado, para atender os bairros Jardim Imperatriz, Wanel Ville, Santa Clara, São Matheus (ou Jardim Guaíba), Jardim Isabel, Jardim Eliana, Jardim Santa Paula 2, Villa Amato e Jardim Nilton Torres, até 2017.