Prédio da Uniten recebe o AVCB

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/12/2015 às 18:51
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Escolas e Paço Municipal já têm projetos de adequações aprovados

 

A Prefeitura de Sorocaba vem atuando de forma efetiva para que os próprios públicos municipais se adequem em relação aos Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Na última semana a certificação foi outorgada ao prédio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), onde também funciona a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Recentemente a Prefeitura concluiu os projetos – que já foram aprovados pelo Corpo de Bombeiros – para adequação de 166 unidades educacionais e do Paço Municipal às condições de segurança legais. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Administração, já está tramitando, também, licitação para contratação de empresa especializada para a elaboração de projetos de AVCB para os 66 prédios utilizados pela Secretaria de Saúde.

No prédio da Uniten, o projeto para a emissão do AVCB apontou que as principais adequações a serem realizada estavam relacionadas à sinalização, indicação de extintores, mangueira e sistema de alarme, além de uma alteração no layout de alguns espaços. De acordo com o chefe de divisão da Sedet, Paulo Sérgio Montoro, todo o processo de adequação do prédio teve início no mês de março. Entre os projetos de aprovação e adequação do prédio a pasta gastou cerca de R$ 15 mil. O prédio da Uniten foi inaugurado em 2012 e tem uma área de 2.589,05 m².

Montoro informa ainda que foi formada uma equipe de brigadistas composta por dez funcionários, que também receberam treinamentos de primeiros socorros. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros da Uniten (de nº 214147) terá validade até o dia 16 de novembro de 2020. O documento certifica que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio previstas pela legislação.

 

Paço Municipal

O Paço Municipal já está com o projeto aprovado para adequação voltada à emissão de AVCB. Agora, tramita na Secretaria de Administração licitação para contratação da execução das adequações necessárias no prédio.

Para o diretor da Área de Administração e Serviços, Carlos Alberto de Carvalho, a previsão é de que as obras de adequação se iniciem no primeiro semestre do próximo ano. “Com o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros já iniciamos a licitação para a execução das adequações e, com isso, a previsão é que até o segundo semestre de 2016 o Paço receba o AVCB”, destaca.

Carvalho explica ainda que o Paço Municipal deverá receber modernização do sistema de combate a incêndio, manutenção e prolongamento do sistema hidráulico, implantação de saída de emergência no primeiro andar, reservatório de água ao lado do prédio, implantação de um gerador, instalação de sensores de fumaça no prédio todo, além de ativar de forma efetiva a brigada de incêndio. Os extintores também já foram todos substituídos e estão dentro do prazo de validade.

Com relação aos projetos das 166 unidades escolares mantidas pela Secretaria de Educação, eles também já foram aprovados pelos Bombeiros e, igualmente, a próxima fase será a execução das adequações para que as unidades passem por vistoria final e recebam o AVCB.

Conforme a chefe de Divisão de Segurança Ocupacional da Secretaria da Administração, Roselene Fogaça, em janeiro do próximo ano também deve ocorrer a licitação para contratação da empresa que realizará o projeto de AVCB dos 66 prédios da Secretaria da Saúde.

Entre os próprios municipais que já tem a certificação estão o Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, o Centro de Integração Comunitário “Walter Ribeiro” (CIC), a Biblioteca Municipal e o Ginásio Municipal de Esportes.