Escolas da rede municipal de ensino realizam campanha de coleta de eletrônicos recicláveis da linha verde

Escolas da rede municipal de ensino realizam campanha de coleta de eletrônicos recicláveis da linha verde Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 25/10/2023 às 09:51
  • Atualizado 25/10/2023 às 09:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Centro de Inovação e Sustentabilidade Sinctronics, da empresa Flex Brasil, e a Universidade São Carlos – Campus Sorocaba (UFSCar) promovem a “Gincana Interescolar Sinctronics”, para arrecadação de eletrônicos recicláveis da chamada linha verde.

São materiais diversos, tais como: computadores, tablets, celulares, mouses, teclados, aparelhos de som, telefones (com ou sem fio), entre outros em desuso. Somente não são recebidas pilhas, baterias e itens similares.

Participam do projeto cinco escolas da rede municipal de ensino: E.M. “Dr. Achilles de Almeida”; E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”; E.M. “Dr. Getúlio Vargas”; E.M. “Leonor Pinto Thomaz”; e E.M. “Matheus Maylasky”. A meta é que essas escolas consigam arrecadar 10 toneladas desses resíduos eletrônicos recicláveis até o próximo dia 17 de novembro e todo o material angariado será transformado em matéria-prima para a produção de novos itens eletrônicos.

Essa ação tem o objetivo de proporcionar uma experiência prática sobre reciclagem para os alunos da rede pública e, ainda, promover a destinação correta aos eletrônicos arrecadados. A escola que conseguir reunir a maior quantidade desses inservíveis terá como premiação uma visita ao Centro de Inovação e Sustentabilidade Sinctronics, no Distrito Industrial da cidade de Sorocaba. A população também pode colaborar, encaminhando eletrônicos inservíveis para uma dessas cinco unidades escolares integrantes da gincana, mais próxima de sua residência.

“Esta é mais uma iniciativa importante que está sendo dirigida à comunidade escolar de Sorocaba, com o objetivo de prepará-los para um mundo mais sustentável e ambientalmente responsável. Estou certa de que poderemos contar com o comprometimento de todos os educadores e alunos envolvidos nesse projeto”, avalia a secretária da Educação, Marlene Leite.