CEI no Jardim Santa Esmeralda é inaugurada e atende a 136 crianças

Educação 04 maio / 2015 às 23:38

Com uma apresentação artística de alunos da Creche 3 e a participação das demais crianças, pais, professores e funcionários, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou, no final da tarde desta segunda-feira (4), o Centro de Educação Infantil “Prof.ª Dolores Fagundes Pedroso”, (CEI 92), no Jardim Santa Esmeralda, Zona Norte da cidade. Em funcionamento desde o início do ano, o CEI oferece 136 vagas a crianças com idades entre 0 e 3 anos. Ela é a 27.ª unidade de ensino entregue pela Prefeitura de Sorocaba desde 2013, sendo a 17.ª de Educação Infantil, ampliando em mais de 2 mil o número de vagas na Rede Municipal voltadas à chamada Primeira Infância.

O CEI 92 beneficia crianças não só do Jardim Santa Esmeralda, mas também de bairros no entorno, como o Parque Vitória Régia, Sorocaba Park, Ulysses Guimarães e Herbert de Souza. “É uma responsabilidade muito grande conduzir as crianças na chamada Primeira Infância, base fundamental para o desenvolvimento individual e formação educacional do cidadão. Se uma escola é bonita e oferece serviços de qualidade é porque a população contribui para fazermos a Educação de Sorocaba modelo para o País”, afirma Pannunzio.

O diretor do CEI 92, Luiz Carlos da Silva, destacou a colaboração da comunidade no cotidiano da escola. “Com apoio dos pais, desenvolvemos uma horta comunitária com as crianças. Outro (pai) se ofereceu para pintar o muro da escola. Este apoio é fundamental para construirmos uma escola melhor”, acredita. Ele lembrou que esta é a segunda unidade de ensino entregue pela Prefeitura em dois anos naquele bairro, lembrando da Escola Municipal “José Carlos Florenzano”.

A unidade escolar conta com oito turmas, sendo duas de Berçário, duas de Creche 1, duas de Creche 2 e outras duas de Creche 3, em período integral, das 7h às 17h. As crianças têm à disposição, inclusive, brinquedoteca e playground. O prédio tem área construída de 1.118,48 metros quadrados, divididos em salas de aula, pátio, brinquedoteca, playground, sala audiovisual, cozinha, refeitório e dependências administrativas. As obras contaram com recursos do Governo Federal, oriundos do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Homenagem à educadora

A denominação do CEI 92 “Prof.ª Dolores Fagundes Pedroso” está regulamentada pela Lei Municipal nº 9.877, de 21 de dezembro de 2011, a partir do projeto de lei nº 132/2011, de autoria do vereador José Francisco Martinez. A professora Dolores – avó do deputado federal e ex-prefeito Vitor Lippi – nasceu em Pouso Alegre (MG). Aos 29 de maio de 1914, e aos 13 anos ficou órfã de mãe. Criou seus dois irmãos caçulas, pois seu pai não quis se casar novamente. Fez o curso de Magistério em 1932, lecionou e casou cinco anos depois. Veio morar em Sorocaba em 1952 acompanhada do marido Victor Pedroso, no Jardim Santa Rosália, onde permaneceu até seus últimos dias de vida. Morreu em Sorocaba no dia 23 de fevereiro de 2008, aos 93 anos. Teve cinco filhos, 12 netos, além de 11 bisnetos.

Além do prefeito Pannunzio, do deputado Vitor Lippi e do vereador Martinez, a cerimônia reuniu a vice-prefeita Edith Di Giorgi; os secretários de Governo, João Leandro da Costa Filho, de Esportes e Lazer, Francisco Moko Yabiku, e de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro, assim como o vereador Waldecir Morelly, o ex-prefeito e ex-vereador Paulo Mendes e familiares da homenageada.

Desde 2013, o prefeito Pannunzio entregou 17 creches; três Escolas Municipais de Ensino Fundamental; duas Oficinas do Saber, que oferecem vagas de Ensino Fundamental em período integral; e três Escolas Estaduais (construídas pela Prefeitura).  


Mais Notícias