Ocupação Jovem atrai cerca de 5 mil pessoas no Éden

Ocupação Jovem atrai cerca de 5 mil pessoas no Éden Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/08/2014 às 19:54
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Praça do Portal, no bairro do Éden, foi palco da 4ª edição do Ocupação Jovem no último sábado (16). De acordo com os organizadores, durante a duração do evento, cerca de 5 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, prestigiaram gratuitamente a exposição de obras de arte de 28 jovens artistas sorocabanos, shows, oficinas ambientais, de stencil, de turbante, aula de skate e ainda puderam levar mudas de árvores pra plantar no quintal de suas casas.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Ocupação Jovem integrou a Semana da Cidadania, que fez parte da programação do aniversário de 360 anos de Sorocaba.

O objetivo do Ocupação Jovem é possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, estimular a produção cultural e a sua visualização, além de ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações no município.

Pela manhã, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio fez questão de visitar as tendas dos expositores e conversar com os artistas. Já a tarde, foi a vez da vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária do Desenvolvimento Social, prestigiar o Ocupação Jovem.

Um dos shows mais aguardados foi o do rapper Rashid. Natural de São Paulo, Rashid é rapper e compositor, considerado um dos grandes nomes do rap nacional.

Para a jovem sorocabana Francinne Lopes, de 19 anos, que expõe seu trabalho de ilustração pela quarta vez no Ocupação Jovem, o evento está evoluindo a cada edição. “A Prefeitura está melhorando a cada edição e a qualidade das obras dos artistas está cada vez melhor. Está todo mundo de parabéns”, comentou.

Estudante do curso de Fotografia na Universidade Paulista (Unip), Francinne afirmou que tem tido retorno do seu trabalho a partir da realização do Ocupação Jovem. “Em cada local é um público totalmente diferente, mas é legal ver que o povo está conectado e interessado em conhecer o nosso trabalho”, completou.

O professor Alexandre Franja, praticante de skate há 27 anos e responsável pela Clínica de Skate no Ocupação Jovem, achou muito interessante realizar o evento em bairros mais afastados da cidade. “Essa é a segunda vez que participo e acho que está tudo incrível. No Centro foi um sucesso e fazer aqui na comunidade do Éden foi bem legal também, atraiu um outro público”, comentou. Das 15h às 17h, mais de 40 crianças já tinham participado da aula de skate.

A cabeleireira Rose de Sales, de 31 anos, moradora do Éden, prestigiou o evento ao lado dos seus três filhos. “É muito bom receber eventos como o Ocupação Jovem em nosso bairro. A garotada está adorando e eu também, principalmente os shows”, afirmou.

O evento contou também com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).